TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORRUPÇÃO NO BRASIL SOB PERSPECTIVAS DO SUJEITO CORDIALISTA E LOCKIANA

Por:   •  21/10/2017  •  Abstract  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Centro de tecnologia e Recursos Naturais – CTRN

Unidade Acadêmica de Engenharia Civil – UAEC

Campus Bodocongó – CEP: 58109-970

Graduandos- Ana Paula da Silva Bezerra

-Bertini Mc Emmers Antonie

- Danilo César Alves de Souza

CORRUPÇÃO NO BRASIL

Como é construído um adulto corrupto

A CORRUPÇÃO NO BRASIL SOB PERSPECTIVAS DO SUJEITO CORDIALISTA E LOCKIANA

RESUMO

Neste artigo, exploramos a corrupção no Brasil sob dois vieses causais: um do homem cordial (Sergio Buarque-1936) e outro empirista (John Locke- negação das ideias inatas-1690). Além disso, abordamos fatos individualistas, como muito bem colocado pelo Barão de Itararé “a negociata é um bom negocio para o qual não fomos convidados”. Tendo em vista que frequentemente nos deparamos com noticias sobre atitudes corruptas no Brasil, seja no ramo político ou social e o país passa

Para isso, foram realizados estudos embasados em artigos acadêmicos, livros, defesas de teses, dentre outros. Pois, esse é um campo cientifico onde não há presença de formulas matemáticas, mas sim o estudo de fatos teóricos da sociedade e comportamentos humanos.

Com isso, pretende-se mostrar que a corrupção está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos de diversas maneiras possíveis sendo até mesmo ensinadas às crianças de forma inconsciente, como “arrume seu quarto e eu lhe dou 10 reais” e o individuo cresce achando normal ganhar algo em troca para fazer o que deveria ser seu dever. Logo, deve-se propor um ensinamento com base em valores morais, além de aumentar a participação do brasileiro na política, com informações mais acessíveis à população.

Palavras-chave: Negociata. Empirismo. Social. Valores morais. Comportamentos humanos.

JUSTIFICATIVA

No Brasil, segundo dados do Instituto Ipsos, entre outubro de 2014 e maio de 2016, o número de entrevistados que declararam ter "dado um jeitinho no último ano" passou de 49% para 62%, um aumento de 26%. Para Danilo Cersosimo, diretor da empresa responsável pela pesquisa, afirmou que o contexto faz com que os indivíduos admitam grandes ou pequenos deslizes. Com isso, entendemos que a população passa por um processo de mudança tanto política quanto socialmente admitindo cada vez mais seus próprios erros.

Logo, A fim de contribuir para essa transformação, compreendemos a necessidade de estudar os caminhos que levam à corrupção na vida de um indivíduo. Sendo isso, essencial para aprender sobre, o quê de fato, ainda é um dos grandes problemas no Brasil, desde a época colonial, popularmente conhecido como “jeitinho brasileiro”. Assim, com essa pesquisa é possível adentrar em ramos acadêmicos e coletivos do país que poderá usar esse projeto como veiculo de informação, reflexão e até mudanças no segmento educacional das crianças.

PROBLEMA

Quais as causas para a corrupção no Brasil?

HIPÓTESES

• As somatórias de ações aparentemente inocentes, realizadas desde a infância, permitem a incidência da normalidade no campo da corrupção. Levando o adulto a cometer deturpações em demasia, pois isso já faz parte da sua percepção de mundo;

• Há corrupção, devido a grande burocracia impregnada no país, mas não se deve tratar um erro com outro, pois evidencia um efeito de bola de neve;

• Uma das maiores causas da corrupção é o individualismo;

• Os políticos são corruptos por causa da sociedade que os corrompe;

• A deturpação é adquirida ao longo da vida através de experiências empíricas, principalmente na infância.

OBJETIVO GERAL

Explorar o processo gerador da corrupção (mascarado popularmente como “jeitinho brasileiro”), mostrando que está associado, não só ao caráter, mas a uma serie de fatores que circundam nossas vidas, desde antes do nosso nascimento.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Mostrar a influencia do comportamento dos responsáveis diante das crianças;

• Apresentar situações corriqueiras do dia a dia que possuem viés deturpador;

• Conhecer a relação entre corrupção e individualidade.

METODOLOGIA

O estudo fundamenta-se em uma pesquisa explicativa de revisão bibliográfica básica. Embora, este projeto seja de ordem cientifica, não há meios de comprova-lo experimentalmente. Logo, a verificação dar-se através do racionalismo. Por isso, surge a necessidade dos estudos sobre artigos acadêmicos, pesquisa aplicada às observações do cotidiano e teorias comportamentais já discutidas por psicólogos, filósofos, antropólogos e cientistas sociais, como John Locke, Sergio Buarque de Holanda, Apparício Fernando (barão de itararé), dentre outros que possuem teorias primordiais para a conclusão do trabalho. Essas hipóteses são de grande importância para dar suporte as nossas ideias e chegarmos ao nosso objetivo plausivelmente. Nossos resultados serão expostos de forma qualitativa.

RESULTADOS ESPERADOS

• Causar uma reflexão a respeito dos atos que são exemplificados às crianças;

• Fazer com que as pessoas notem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com