TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacitação da mulher no mercado de trabalha através da associação da donas de casa do estado do amazonas ADCEA

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como principal abordagem capacitação da mulher no mercado de trabalho, através da Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas - ADCEA, no passado, as mulheres exerciam apenas o papel de esposa, mães e donas de casa, enquanto o trabalho era uma função somente masculina, porém houve a necessidade de as mulheres passar a trabalhar, começou então uma luta contra o preconceito e a discriminação com muito sacrifício e força de vontade se transformaram aos poucos em conquistas.

A sociedade eclesiástica abominava na época, a mulher ter o direito ao estudo consagrando sempre o direito de cuidar da família e não ter o direito a escolha alguma era privada de tudo, ou seja, ela era invisível perante a sociedade. Através da história podemos perceber que nos tempos passados a mulher era proibida de tudo, e existia uma diferença entre sexos muito grande, o homem era considerado superior a mulher, no caso a situação dela era sempre inferior adquirida pelos padrões culturais da época do patriarcalismo.

A mulher na atualidade precisou vencer preconceitos e encarar a possibilidade de se destacar, saindo para ajudar nas despesas da casa, não deixando assim de realizar o papel de administradora do lar, uma vez que mesmo que esta seja a única pessoa que garanta a renda da casa, ainda precisa se preocupar com as tarefas doméstica.

A ADCEA, associação das donas de casa do Amazonas, trabalha com mulheres, em especial, as com vinculo associativo, sendo estas moradoras da área urbana de Manaus e que apresentem estado de vulnerabilidade social, o trabalho é oferecido através de cursos e palestras de orientação para estas mulheres.

Na classificação profissional, já foram realizadas na instituição no período.

Três anos, cursos de: informática, cuidador de idoso, recepcionista, corte e costura. Através da Costura Os cursos profissionalizantes são uns dos que mais cresceram nos últimos anos e têm alcançado pessoas de várias idades e classes sociais, traz como vantagem de se fazer esse tipo de curso é que em pouco tempo a pessoa Como qualificação não formal a instituição oferece cursos artesanais: decoupage e pintura em tecido, madeira, garrafas de vidro, laços, bijuterias e customização. O artesanato é uma ótima oportunidade para as pessoas se expressarem e descobrirem suas aptidões, além de desenvolverem habilidades manuais e a criatividade. O artesanato trabalha com momentos de introspecção, concentração e reflexão, além de que as mulheres interagem socialmente.

Estará apta para ingressar no mercado de trabalho.

Além de cursos formais e informais a instituição realiza feira livres, encaminhamento ao SINE para as qualificadas e INSS para doméstica que desejam contribuir de forma individual, oficinas, palestras, seminários: cujas temáticas principais são: Gênero, igualdade, autonomia, trabalho, geração de renda e mercado de trabalho, ou seja, tudo que possa contribuir positivamente para a vida e conhecimento da mulher.

Os projetos são sustentados por meio de parcerias com as Secretarias municipais afins, e a rede Municipal e Estadual de enfrentamento a violência contra a mulher. Além disso, pelo estimulo as associadas qualificadas a investirem 20% dos valores obtidos pela comercialização de seus produtos, na criação de cooperativa, na compra de matéria prima para produção de novos produtos e para dar continuidade do processo de comercialização nas feiras livres.

A instituição tem como finalidade desenvolver ações que viabilizem a inserção participativa das mulheres em situação de violência e em vulnerabilidade social, da área urbana do município de Manaus, nas políticas de valorização da gestão econômica e da geração de renda familiar por meio de reflexão, capacitação, qualificação e criação de espaços e comercialização de suas respectivas atividades produtivas como forma de enfrentamento a todas as formas de violência

Além de desenvolver ações de capacitação para o empoderamento da mulher, objetivando a prevenção e superação de ciclos de violência e outras demandas, incentivando o fortalecimento dos vínculos familiares, mediante suporte educacional necessário ao resgate da autoestima, promovendo a formação continuada por meio de capacitação, estimulando-a para que a mulher esteja apta ao mercado de trabalho, ou comercialização da sua produção econômica, fortalecendo os vínculos institucionais, para a geração e gestão econômica das políticas voltadas para as mulheres no âmbito do governo municipal, por meio da ADCEA.

A instituição ADCEA, tem um programa na rádio 87,9-a rádio comunitária, a voz da comunidade, o programa tem a duração de 2 horas aos sábados, chamado: espaço aberto, e já se trabalha com este programa a 5 anos, durante toda a programação são trabalhados cerca de quatro temas, alguns deles são É um realizado um programa mesa Brasil, dentro da área social, estabelecido pelo governo federal executado em Manaus no SESC, onde o mesmo credencia entidades e entre elas está a ADCEA, na instituição ADCEA é executado através de estabelecer informações da família em educação alimentar e nutricional, o programa doa para o ADCEA alimentos para que estas repassem para famílias cadastradas, além da doação é realizado um momento de troca de receitas e dicas, e instrução alimentar.

Consumidor, assuntos mais polêmicos da semana, direitos familiares, meio ambiente, além de entrevistas que são realizadas. É um realizado um programa mesa Brasil, dentro da área social, estabelecido pelo governo federal executado em Manaus no SESC, onde o mesmo credencia entidades e entre elas está a ADCEA, na instituição ADCEA é executado através de estabelecer informações da família em educação alimentar e nutricional, o programa doa para o ADCEA alimentos para que estas repassem para famílias cadastradas, além da doação é realizado um momento de troca de receitas e dicas, e instrução alimentar.

Contudo, o projeto prioritário da instituição é o projeto minha casa minha vida, onde já se tem quinhentas famílias pré-selecionadas, para a espera de construção da obra. Este projeto é o que mais ocupa o tempo da rotina dos profissionais da instituição, pois estes fiscalizam as famílias, para saber se as condições apresentadas ainda existem como forma de atualização das informações.

Viemos aborda o terceiro setor é a classificação de organizações sem fins lucrativos, e estas nasceram devido a necessidade da sociedade com relação a ineficiência do Estado, as atividades realizadas por esta, são complementares aos serviços públicos, para que seja possível contribuir com a solução das adivinhas e problemas sociais.  A contribuição do terceiro setor para com a sociedade e a forma como este está diretamente relacionado a profissão de serviço social, uma vez que as organizações qualificadas como terceiro setor tem o objetivo de contribuir com a solução de educação, saúde, projetos de culinária, esportivos e outros, que alcançam a população em vulnerabilidade social, o terceiro setor busca melhorar a qualidade de vida e conta com iniciativas do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com