TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE DE GÊNEROS NO MERCADO DE TRABALHO (2007-2017)

Por:   •  21/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

THAYNA LOPES LIMA

THAYRINE BARBOSA MARTINS

DESIGUALDADE DE GÊNEROS NO MERCADO DE TRABALHO (2007-2017)

SÃO PAULO

2018

THAYNA LOPES LIMA

THAYRINE BARBOSA MARTINS

DESIGUALDADES DE GÊNEROS NO MERCADO DE TRABALHO (2007 – 2017)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas.

Prof. Dr. Orientador: Edgar Cândido

SÃO PAULO

2018

                                                   

SUMÁRIO

1.        TEMA GERAL        1

2.        TÍTULO DO PROJETO        1

3.        PROBLEMA        1

4.        PROBLEMATIZAÇÃO        1

5.        OBJETIVOS        1

6.        JUSTIFICATIVA        2

7.        HIPÓTESES        4

8.        RELEVÂNCIA TEORICA        5

9.        MÉTODOLOGIA        6

10.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        7

        

  1. TEMA GERAL

 Desigualdade de Gêneros

  1. TÍTULO DO PROJETO

 Desigualdade de Gêneros no Mercado de Trabalho - (2007 a 2017)

  1. PROBLEMA

 Por que há desigualdade de gêneros no mercado de trabalho?  

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Com o avanço do crescimento industrial no Brasil, geraram um continuo processo de urbanização, acarretando em uma redução da taxa de fecundidade nas famílias assim gerando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

A participação da mulher no mercado de trabalho vem apresentando crescimento segundo os dados apresentados no Ministério do Trabalho. Apesar deste crescimento, ainda em relação aos homens elas são minoria um destes motivos é a conciliação de dupla jornada entre trabalho formal e trabalho doméstico.  

A mulher quando já inserida no mercado de trabalho passa ainda por mais fatores sequenciais a seu gênero, sendo uma delas exercer o mesmo cargo que um homem e ter sua remuneração diferenciada, ou seja, receber menos do que o mesmo. Assim surgindo margem para questionamentos dos motivos que leva a essa discrepância. Outro fator é dificuldade para alcançar cargos de chefia que normalmente são ocupados por homens.

  1. OBJETIVOS

Os objetivos desse trabalho podem ser divididos em:

5.1 OBJETIVOS GERAIS

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da igualdade de gêneros no mercado de trabalho e destacar os diferentes tipos de discrepância no mesmo.

  1. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
  • Mostrar a discrepância salarial entre gêneros em diferentes cargos
  • Identificar motivos que levam essa diferença
  • Ressaltar os diferentes tipos de desigualdade no mercado de trabalho
  • Evidenciar a dupla jornada de trabalho

  1. JUSTIFICATIVA

O tema Desigualdade entre gêneros foi escolhido, porque vivemos em uma sociedade onde ainda há muita desigualdade, por mais que o mundo esteja em uma constante evolução, podemos notar que em relação a direitos das mulheres ainda há um déficit, onde não deveria existir, visto que elas assim como os homens tem a capacidade de exercerem as atividades que quiserem, portanto esse tema abre muitos questionamentos e entre eles dois muito importantes “Por que há desigualdade de gêneros no mercado de trabalho? São questionamentos que nos fazem refletirmos, e pensarmos o porquê de tudo isso, o porquê das mulheres serem submetidas a essas situações.

Na OIT (Organização Internacional do Trabalho) lançou uma matéria que 51,5% das mulheres com mais de 15 anos de idade participam do mercado de trabalho, enquanto a taxa dos homens é de 77,1% incluídos no mercado de trabalho a partir da mesma idade que as mulheres de 15 anos. É gritante a diferença de homens e mulheres inseridos no mercado de trabalho e ao mesmo tempo preocupantes. No Brasil as mulheres são maioria na população, e também são a maioria em ter concluído o Ensino Médio, mas em relação ao mercado de trabalho elas ainda ficam em minoria.

As mulheres normalmente acumulam atividades durante o seu dia, por serem na grande maioria a responsável pela administração do seu lar, executando funções domesticas como por exemplo: lavar roupa, limpar a casa, fazer comida, cuidar dos filhos e entre outras atribuições que se incluem as atividades domesticas, que necessariamente precisam ser feitas todos os dias, sem remuneração, 13º salário, férias, e por muitas vezes sem nenhum reconhecimento por seus familiares. Algumas mulheres por sua vez, quando tem filhos toma a decisão de abandonar a sua profissão para se dedicar especialmente na criação deles, e muitas vezes não são valorizadas, e transparecendo ser uma mulher “folgada”.

Ainda nesse raciocínio, antigamente a visão que a sociedade tinha da mulher era que o lugar delas era dentro de casa, cuidando dos filhos e do marido, mas isso mudou com o tempo, as mulheres foram entendendo que elas eram muito mais que isso, que poderiam fazer além do que era imposto para elas, onde também poderiam sair para trabalhar e construir uma vida profissional assim como seu marido, ter direito ao voto ao divórcio, estudar, usar as roupas que bem entender, tudo isso foi nesse processo de desenvolvimento e direitos das mulheres. Hoje atividades que se tornaram naturais, mas durante esse processo de conquista as coisas foram difíceis, tomaram proporções gigantescas, onde muitos homens não toleravam suas mulheres querendo ter os mesmos direitos do que eles, não sendo mais submissas a seus maridos, e assim conseguiram grandes conquistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com