TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE DE GENERO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM: ESTEREÓTIPOS E DESAFIOS

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.493 Palavras (22 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 22

Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste – SEUNE

Curso de Enfermagem

Melissa Evany Rodrigues Cavalcante

A DESIGUALDADE DE GENERO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM: ESTEREÓTIPOS E DESAFIOS

        

Maceió

2022

Melissa Evany Rodrigues Cavalcante

A DESIGUALDADE DE GENERO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM: ESTEREÓTIPOS E DESAFIOS

Monografia apresentada ao curso de Enfermagem como requisito parcial para conclusão do curso de Bacharel em Enfermagem da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE.

Orientador: Prof.  

Maceió

2022

Melissa Evany Rodrigues Cavalcante

A DESIGUALDADE DE GENERO NO TRABALHO DA ENFERMAGEM: ESTEREÓTIPOS E DESAFIOS

Monografia apresentada à Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste – SEUNE, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharelado em Enfermagem.

______________________________________________________________

 Orientador: prof. Dr.

______________________________________________________________

1° Examinador: prof. Me.

______________________________________________________________

2° Examinador: Prof. Esp.

 

                                                                   Data de aprovação ____/____/____

AGRADECIMENTOS

RESUMO

Objetivo: Apontar através de análises bibliográficas como se dá essa desigualdade de gênero entre a mulher e o homem enfermeiros no contexto de liderança e hierarquias da profissão. Metodologia: Revisão Integrativa da literatura, cujo os critérios de inclusão definidos para a seleção das fontes foi os artigos que apresentaram uma linguagem formal, porém de fácil entendimento. Artigos e relatórios atuais e antigos, para que fossem usados para a construção da discussão.

Resultados: Obteve-se uma amostra final de 7 artigos científicos

Conclusão:

Descritores: Análises, Enfermeira, Mulher, Saúde, Provocações.

ABSTRACT

SUMÁRIO
[pic 1]

INTRODUÇÃO        

METODOLOGIA        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

Historicamente        

Socialmente        

Economicamente        

RESULTADOS        

DISCUSSÃO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO        

Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, esse trabalho é compromissado com a gestão e também a produção do cuidado nos mais diferentes contextos culturais e sociais, atendendo a necessidade da individual e coletiva de todos (COFEN, 2020). Nesse sentido o objeto de estudo desta pesquisa refere-se ao trabalho da equipe de enfermagem frente as desigualdades de gênero.

O interesse pelo tema nasceu junto a ideia do exercício profissional como técnica de enfermagem, no qual após muitas indagações pensei em como a desigualdade entre homens e mulheres principalmente me posições de lideranças resultam em tratamento desigual na força de trabalho da saúde. Pois, as mulheres ainda são excluídas em números, salários, cargos resolutivos e dentre outros fatores.

No exercício da profissão, o médico é mais valorizado do que o enfermeiro, não por ser mulher, mas por exercer uma profissão que historicamente foi construída hierarquicamente superior pelo e como masculina. Neste sentido, a dominação ganha visibilidade na constituição da cientificidade dos campos - médicos (homens) mais científicos, mais cientistas, mais qualificação; enfermeiras, mais técnicas, mais atributos, mais qualidades. Isso decompõe-se na divisão social e sexual do trabalho como elemento gerador de conflito entre obediência e desigualdade (falta citação).

Nessa perspectiva é possível compreender como se instala também a relação de ambivalência que se mantém na definição indenitária da profissão. Ou seja, a enfermagem era definida e classificada como trabalho - profissão, como atividade coordenada de caráter racional e físico necessário à realização de trabalho com competências próprias, específicas, ou seja, um empreendimento especializado; ora é vista como tarefa, emprego que remete a uma ocupação cujas características são de desempenho mais manual, de serviço particular, de utilidade mais restrita, ocupação mais mecânica. (falta citação).

Segundo o Gomes (2012), a ideia de tarefa remete simbolicamente a ideia de castigo, ou seja, a ideia de suportar, de obrigação associada ao castigo e ao trabalho rude. Essa ambiguidade entre o discernimento do que é trabalho e do que é tarefa acaba inabilitando as contribuições, atribuições científicas e técnicas da profissão da enfermagem que tem como os padrões as atribuições da profissão médica.

Em síntese, cabe-se perguntar como estas representações (apesar de existirem uma variedade de outras) permanecem instruindo subjetivamente e com eficácia a produtividade e a prática profissional da enfermagem institucionalizada? Ou seja, o que interessa compreender é   o fio condutor de sua lógica de sustentação, de permanência e de atuação na elaboração tanto da identidade profissional como na cultura da profissão de enfermagem, objeto do próximo item. (falta citação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com