TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6 

2.1 A DESIGUALDADE SOCIAL TEM SEU INICIO NO BRASIL COLÔNIA...............6

2.2 A ORIGEM DAS DESIGUALDADES.....................................................................8

2.3 A PSICOLOGIA NO SOCIAL NA QUESTÃO DA DESIGUALDADE.....................9  

2.4 ALTERNATIVAS SOCIAIS NO PROCESSO DEMOCRÁTICO...........................11

CONCLUSÃO............................................................................................................13 

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14 


  1. INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo, sob o tema: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL, tem como propósito, tornar a todos pensantes quando ao capitalismo, suas origens, seus efeitos colaterais, suas diferenças e conflitos em meio a sociedade.

Enfatizamos alguns aspectos sobre o capitalismo moderno, precursor da atualização, crescimento dessa nação, porém juntos e em evidência, os motivos que fazem desse capitalismo, ser o pivôr das desigualdades entre classes e povos.

Através dessa Produção, trazemos resultados de pesquisas atualizadas, relatos, debatemos sobre alguns fatos e questionamentos, ao mesmo tempo que, sugerimos algumas opções resolutivas para nossos problemas, tais como a pobreza, miserabilidade, falta de empregos e oportunidades com igualdade para todos.

Temos como plano e propósito para a execução desse trabalho: explicar, trazer resultado de pesquisas em tempo real que testifiquem o estado real e atual do povo brasileiro e o porque de continuarmos a viver nessas condições, se o Brasil cresceu tanto.

Nossa produção fora dividida em quatro partes: Em sua primeira e segunda parte falamos sobre o capitalismo, sua origem, principais ocorrências e seus resultados. A terceira parte nos fala através da Psicologia Social, quando nos mostra o peso da influência comportamental da historia e da sociedade em relação ao individuo. Na quarta parte, manifestamos as responsabilidades do Estado, trazemos através do (PNAD) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, os resultados de pesquisa quanto a índices de desemprego referente aos brasileiro, e pontuamos as desigualdades achadas e  sugerimos melhorias e possíveis soluções para o povo.

Porque acontece a Desigualdade social no Brasil, quais os fatores levam a desigualdade?

Diversos fatores levam a desigualdade atual, seja ela a explicação de que nosso solo foi construído como a colônia de exploração, concentração de terras, acessos desiguais, inflação alta e carga tributária que sobretaxa produtos, reduzindo o poder aquisitivo das classes sociais menos favorecidas. Outro aspecto marcante é que a sociedade deveria ser mais empreendedora para gerar mais empregos visto que a maioria das corporações são estrangeiras.

Podemos observar que nossas políticas públicas são ineficazes distribuindo mal nossa renda e nossos recursos. Camargo (2011) conceitua a desigualdade social como sendo um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, de oportunidade, até desigualdade de escolaridade, de renda, de direito a saúde, educação, entre outras e até hoje isso não foi mudado, levando muitos ao comodismo não buscarem mudanças, e os que buscam encontrarem suas portas fechadas.

A falta de investimento nas áreas sociais, culturais, de saúde, educação, corrupção, falta de emprego, acarreta em vários outros problemas como a mortalidade infantil, fome, desnutrição, altos índices de desemprego, atraso no progresso da economia do país, fazendo muitos brasileiros estão a margem da sociedade.

Neste capitulo falaremos sobre os métodos utilizados na busca das informações para que esse trabalho fosse realizado da melhor e de forma mais completa possível.

O trabalho tem como metodologia pesquisa quantitativa, onde foram pesquisados doze artigos através de referência bibliográfica, pesquisas feitas também em artigos de referência dados pela UNOPAR e artigos encontrados no Google acadêmico e site Scielo, pesquisas buscando sempre informações que  mostrem a real causa do problema, estudando realidades sociais e subjetividades que possivelmente acarretam para a maximização do problema.

Nos tópicos abaixo abordaremos os seguintes temas:  

2.1. A origem da desigualdade no Brasil colônia.

 É com a consolidação do capitalismo em 1930, a desigualdade que a princípio era econômica, dá origem a todas as outras. Com a criação das primeiras indústrias, acontece o êxodo rural e também os problemas de moradia, pois a capital não estava preparada para acolher o número de pessoas que se estabeleceram nas cidades.

 2.2 A origem das desigualdades

Segundo Rousseau, essa desigualdade tem origem na necessidade do homem de ser superior ao seu semelhante, desencadeado pela busca em possuir bens. O homem primitivo passa então a acumular cada vez mais para mostrar-se superior ao seu semelhante.  Desencadeiam-se também a desigualdade moral.

 2.3. A psicologia no social na questão da desigualdade

Ela nos mostra que essa desigualdade nos coloca subjetivamente na situação de incluídos, uma vez que em sua grande maioria, só os “iguais” são inclusos. A inclusão não se dá de forma plena como deveria. Muitas vezes são comportamentos dos próprios indivíduos.

2.4. Alternativas sociais no processo democrático

No que se refere a alternativas sociais para que essa desigualdade seja cada vez mais dissipada, é que são necessárias medidas sócio educativas para serem colocadas em prática, mas têm-se que mudar o pensamento do homem, uma vez que sabemos pelo apresentado, que a desigualdade social no Brasil (e talvez no resto do mundo) se dê de forma cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com