TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social no Brasil

Por:   •  24/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

Valéria Letícia de Santana

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Bandeirantes

2019


Valéria Letícia de Santana[pic 2]

[pic 3]

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social, referente ao 7º semestre, apresentado a Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR – Campus Bandeirantes, à disciplina de Projeto de Pesquisa de Conclusão de Curso Orientadora: Prof.ª Amanda Boza Goncalves Carvalho.


Bandeirantes

2019


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        TEMA        5

2.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA        5

3.        PROBLEMA        6

4.        HIPÓTESE        7

5.        OBJETIVO GERAL        8

5.1         OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

6.   JUSTIFICATIVA.....................................................................................................9

7.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................10

8.   METODOLOGIA...................................................................................................12

9.  REFERÊNCIAS.....................................................................................................13


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a “Desigualdade Social no Brasil” e também analisar as consequências que as classes pobres vêm enfrentando principalmente no aspecto socioeconômico por falta de oportunidades e melhores condições de vida.

 A desigualdade social surgiu com o capitalismo, ou seja, o sistema econômico que passa a perpetrar a ideia de acumulação de capital e de propriedade privada; ao mesmo tempo em que incita o princípio da maior competição e o nível das pessoas baseados no capital e no consumo, ocorre nos países chamados subdesenvolvidos, por falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos pela maior parte da população.

Pretende- se nesse trabalho demonstrar as causas e as consequências que a falta de oportunidades pode trazer na vida das pessoas, demonstrar- se - á também quais são as políticas compensatórias de combate à pobreza.


2. TEMA

A Desigualdade Social no Brasil.

2.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA

Dar-se ênfase a questão social e a desigualdade social, que vem se perpetuando das eras primitivas até os dias atuais e aos fatores que justifica a discrepância entre índices de desenvolvimentos humanos e a realidade social, relacionado à educação, saúde, economia, entre outros que poderão surgir no decorrer desta pesquisa.


3. PROBLEMA

Um país tão rico como o Brasil, por que ainda temos tanta desigualdade social? Quais fatores contribuem para que tantas pessoas vivam em condições de extrema pobreza e vulnerabilidade social?


4. HIPÓTESE

 A desigualdade social é decorrente de muitos fatores, como a má distribuição de rendas, a falta de ensino de qualidade, falta investimento em saúde, falta de investimento em políticas públicas, entre outros fatores que vem se perpetuando das eras primitivas até os dias atuais. Essa questão abordada se dá pela falta de oportunidades ou é uma questão histórica?

5. OBJETIVO GERAL

  • Contribuir com a conscientização de uma sociedade mais esclarecida em relação aos números e a realidade social que assola nosso país, nos âmbitos da economia, educação, saúde pública e desigualdades sociais.

5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar quais as causas que torna o Brasil um país com tantas desigualdades social E ao mesmo tempo com tantas riquezas;
  • Perceber que a desigualdade social e como consequência desta, a pobreza, refletem as ações direcionadas e determinadas pelas formas de pensar e planejar nossa sociedade,
  • Entender que para que haja mudanças é necessário o enfrentamento da problemática e que aconteçam investimentos, mudanças e planejamentos.


6. JUSTIFICATIVA

        Este trabalho é de suma importância no que tange os aspectos sociais em que vivemos o Brasil está entre os dez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo ainda devido à má distribuição de rendas e recursos, sabe- se que a maior parte da população vive com condições de extrema miserabilidade.


7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Vivemos no Sistema Capitalista, é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedades privadas, o Capitalismo foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. As maiores mudanças resultaram do que se convencionou chamar de Revolução Industrial que se avançou até o século XlX.

        Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Na concepção de Rousseau:

“a desigualdade tende a se acumular. Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas”. (ROUSSEAU, s.d, apud CAMARGO, 2016, SP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com