TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade na Educação

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

A DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO

Dentre todas as lutas Sociais e  econômicas  pelas quais brigamos, a luta por uma Educação Publica e igualitaria deve estar sempre em pauta, e no mesmo nível.

As desigualdes de um modo geral tem uma relação muito forte entre si, pois uma é consequencia da outra.

Uma das características mais antigas em nosso País e a mais perversa é a Desigualdade de Renda, ela é a chave mestra que desencadeia todos os  nossos problemas Sociais, gerando assim desigualdades absurdas.

Ocupamos a pior posição entre todos os Países nas ultimas décadas, com relação a Saúde, Educação, Habitação, etc, etc... Mesmo com todas as melhorias e Politicas Públicas para amenizar esse mal ainda estamos entre os 12 Países mais desiguais do mundo, junto com Africa do Sul, Chile, Haiti, Paraguai, Honduras, entre tantos outros.

Tres em cada dez crianças abandonam a escola antes de completar o ensino fundamental, a maioria vem de setores economicamente menos favorecidos.

O investimento anual na Educação está em torno de dois a três mil reais por criança, ao longo da vida escolar, e não ultrapassa dez ou vinte mil reais, enquanto isso a Elite, o investimento por criança exede esse valor, e as escolas de elite incluem cursos de línguas, aulas particulares, materiais didáticos de exelencia, viagens culturais etc..É investido trinta mil reais ao ano em média, e ao longo da vida escolar esse investimento pode chegar em torno de até meio milhão de reais, ou mais.

Na minha opinião uma das mais descaradas formas de desigualdade na Educação é a USP, que abriga entre seus alunos uma grande porcentagem de mais ou menos 20% a 30% ou mais de filhos de políticos , grandes empresários, enfim parentes de pessoas bem favorecidas economicamente, que compram a vaga de seus pupilos, enquanto teria que ser acesso aos menos favorecidos que para conseguir uma vaga encontram sérios obstáculos pela frente.

Sem falar na vergonha que ocorre nas Universidades Publicas, como mortes por falta de segurança, e a mais recente, a diminuição das verbas, acarretando greves, transtornos desnessesarios entre alunos e professores.

Um local onde deveria formar cidadãos em suas qualificações especificas, infelizmente, a cada dia o nível de marginalidade dentro dessas Univercidades aumenta mais.

Para que tenhamos melhora na qualidade de vida e diminua a desigualdade em geral, o nosso País precisa enfrentar varias etapas e desafios, tais como, Sustentabilidade, Distribuição de Renda de forma justa, Politicas Publicas de qualidade e sem fins lucrativos, e sim em beneficio da população. Para que a educação chegue a um nível exelente é preciso começar a mudança de cima para baixo, pois um País onde a corrupção está a cada dia mais ativa, embora denunciada, mais ainda ativa, como Educar? Como querer mudanças onde as leis são mais antigas que Dinossauros, e as que são mudadas acabam beneficiando mais a Elite do que o povo em geral.

Acho que a Familia tem grande importância no processo de Socialização do individuo.

A forma como o ser humano se relaciona com o outro vem de sua formação familiar. A grande desigualdade vem também de dentro dos lares, desencadeando assim indivíduos de má formação moral e consequentemente formando pessoas que são e serão futuramente governantes de nosso País.

“NÃO É POSSIVEL REFAZER ESSE PAÍS, DEMOCRATIZA-LO, HUMANIZA-LO, TORNA-LO SÉRIO, COM ADOLESCENTES BRINCANDO DE MATAR GENTE,OFENDENDO A VIDA, DESTRUINDO O SONHO, INVIABILIZANDO  O AMOR  ,  SE  A  EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANFORMA A SOCIEDADE , SEM ELA TAMPOUCO A SOCIEDADE MUDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com