TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE POSSIBILIDADES E SONHOS

Por:   •  10/1/2019  •  Artigo  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

A EDUCAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE POSSIBILIDADES E SONHOS

Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ilê Mulher

EIXO TEMÁTICO: PRÁXIS EM PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL: SONHAR É POSSÍVEL

INTRODUÇÃO: a educação social apresenta-se em diversas áreas das políticas públicas, atualmente a educação social vem ganhando espaço através do trabalho promovendo e atuando na garantia de direitos com públicos em situação de vulnerabilidade social. Neste trabalho realizaremos apresentação do trabalho executado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado à população adulta em situação de rua de Porto Alegre, promovido pela Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher.

A Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher é uma entidade feminista com o objetivo de proporcionar à população de diferentes etnias, profissões, idades e religiões a igualdade e equidade social. Desde o ano de 2000, seguimos desenvolvendo temas voltados às lutas sociais para garantia de segurança e acesso aos seus direitos.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (modalidade entre 18 e 59 anos), com ênfase no atendimento da população adulta em situação de rua, é um serviço pioneiro da proteção social básica, tem o objetivo de assegurar espaços de convívio grupal que favoreçam o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, valorizando os indivíduos através do resgate de suas culturas e a promoção de vivencias que contribuam com o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade, construindo alternativas emancipatórias (novos projetos de vida) para a superação da vulnerabilidade e risco social.

O espaço vivido do Ilê Mulher oferece no mínimo três atividades socio culturais por turno, as atividades são disponibilizadas em forma de oficinas temáticas.

DESENVOLVIMENTO: Atividade de artes e teatro de sombras executadas, não trabalha somente com a perspectiva de uma oficina de artesanato, mas realiza o resgate de valores através da expressão humana e cultural potencializando as vivências dos indivíduos. Exercitando o protagonismo dos mesmos nos espaços culturais da cidade como pertencentes dela.

O eixo de comunicação proporciona oficinas de inclusão digital, fotografia, edição e produção de vídeos, e rádio web, essas atividades trabalham com a perspectiva de promover o acesso a ferramentas digitais e informações qualificadas, tem como objetivo atuar junto à população adulta em situação de rua a produção e alcance à informação, como instrumento de inclusão social.

As oficinas voltadas á cidadania, redução de danos e o grupo de convivência, atua a cidadania como uma construção diária para todas as pessoas, ainda mais, quando falamos na população excluída das políticas essenciais para a vida humana. Entendemos que a cidadania é a práxis contínua do exercício do ser. Trabalhamos nos conceitos do território vivido, desta forma, a escuta empática e sensível, fortalecendo a participação e o protagonismo da população adulta em situação de rua. Com isso, a política de Redução de Danos tem como objetivo trazer uma visão ampla de saúde, pois acreditamos que a causa deve ser tratada alem das conseqüências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com