TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EPIDEMIA DA DENGUE

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO

CENTRO-OESTE

TURMA DE MATEMÁTICA 3° SEMESTRE

ESTUDO DE CASO

LUZIÂNIA

2011


TURMA DE MATEMÁTICA 3° SEMESTRE

matatica1a2011@hotmail.com.br

ESTUDO DE CASO

AEA apresentada como requisito para aprovação na disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, ministrada pela professora: Fernanda Carmo.

LUZIÂNIA                                                                                            

2012

RESUMO

Estudo de caso é um método de investigação que consiste na coleta de informação para descrever um evento ou caso de uma forma ampla, esclarecedora. Consiste em um estudo aprofundado de uma pessoa, no caso um aluno, para transmitir na íntegra o motivo da dificuldade de aprendizagem do mesmo. Inicialmente a sua aplicaçao dava-se na medicina, para descobrir o que poderia ter causado a patologia. Na educação é observar o aluno por todos os ângulos, de maneiras diversificadas, com um zelo muito intenso e disciplinado. É uma maneira de ver, sentir, entender e interpretar, o que causa a dificuldade no aluno. Para que ocorra o estudo de caso é necessário uma aproximação estreita entre professor e aluno. Acredita, os partidários desse método que tem alunos que só conseguem aprender, inicialmente, pela vivência e experiência  ou prática. Assim, o estudo de caso é uma prática para facilitar o ensino/aprendizagem. É caracterizado por uma forma autodidata assistida e orientada, na qual o aluno recebe informações preparatórias, e que o levará a descobrir por si mesmo a aprendizagem. O aluno é orientado na busca de informações e conhecimentos, ou seja, é ensinar o aluno a aprender. O professor é apenas um facilitador, um apoio para o aluno durante esse processo. O aluno será orientado a procurar meios para resolver os problemas. Enquanto isso, o professor estará observndo e registrando a evolução do aprendizado do aluno.

 ABSTRACT

Case study is a research method that consists in gathering information to describe an event or event of a broadly illuminating. It consists of a detailed study of a person, if a student to pass the full reason for the difficulty of learning it. Initially the application was thought to be in medicine, to discover what could have caused the disease. In education the student is observed by every angle, diverse ways, with a zeal very intense and disciplined. It is a way to see, feel, understand and interpret, which causes difficulty in the student. To act the case study is a necessary close relationship between teacher and student. Believe me, the supporters of this method that has students who can only learn, initially, by the experience and expertise or practice. It is a practice to facilitate the teaching / aprendizagem.É characterized by a self-taught so assisted and directed, in which the student receives preparatory information, and that will lead you to discover for yourself learning. The student is guided in finding information and knowledge, that is, teach the students to learn. The teacher is only a facilitator, support the student during this process. The student will be instructed to seek ways to solve problems. Meanwhile, the teacher will be observed and recording the progress of student learning.

Palavras-chave: Estudo de caso, ensino/aprendizagem, informação e transformação (*)

SUMÁRIO

1. Introdução …………………………………………………………………………....5,6

2. Desenvolvimento………………………………………………………………….6,7,8

3. Justificativa…………………………………………………………….........................8

4. Resultado…………………………………………………………………...............9,10

5. Atividades proposta……………………………………………...........................10,11

6. Considerações finais …………………………………………….........................11,12

7. Bibliografia……………………………………………..............................................13

        

1. INTRODUÇÃO:

        Para realizar o estudo de caso é preciso conhecer o aluno: quantos anos ele tem? Como ele percebe a escola que estuda? De qual professor gosta mais e por quê? Qual professor gosta menos e por quê? Em que horário faz as atividades em casa e como? No quarto? Em cima de uma mesa? com a televisão ligada? Sozinho? Alguém ajuda? Antes de dormir? Que horário?

        A necessidade pelo estudo de caso surge do desejo de se compreender o porquê do aluno não conseguir aprender. Saber se essas dificuldades de aprendizagem são resultados de problemas sociais, sócio-afectivos e deficiências mentais ou outras. Há situações que à primeira vista podem parecer teima falta de vontade do aluno. É necessário estar atento para que estas situações sejam observadas constantemente para não ficar dúvidas, pois os problemas de aprendizagem podem trazer transtornos e obstáculos para o desenvolvimento do individuo. Um dos principais motivos que levam os pais a procurarem ajuda psicológica para seus filhos são problemas de dificuldades de aprendizagem escolar. Varia de mau aproveitamento na escola a problemas comportamentais, inclusive adaptação na escola. Podem ser problemas neurológicos como:  déficit de atenção, imaturidade, inflexibilidade, dificuldade na organização mental, distração, falta de aptidão, impulsivo, hiperativo, retardo mental, dificuldades de amarrar o cadarço no tênis, abotoar roupas, ir sozinho ao banheiro, guardar objetos, organizar o material escolar e outros problemas que demonstram mal funcionamento do sistema nervoso central. Mas, é importante observar que nem todos os problemas que atrapalha a aprendizagem do aluno são neurológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com