TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA GETÚLIO VARGAS

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

A ERA GETÚLIO VARGAS

  O filme relata a história de Getúlio Vargas, que teve dois mandatos, o primeiro de 1930 à 1945 e o segundo de 1951 à 1954, ele assumiu o poder após comandar a revolução de 1930 e derrubar o governo de Washington Luís, os quinze anos de governo foi marcado pelo nacionalismo, populismo, fechamento do congresso, rasgou duas constituições, mandou torturar e prender quem era contar o seu governo, perseguiu opositores políticos e principalmente partidários e simpatizantes do socialismo. A sua forma de governar foi centralizada e controladora, criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.

  Após um golpe militar em 1945 Getúlio foi deposto e depois de um tempo voltou, eleito através das vias democráticas, pelo voto, pela população que apesar de tudo o que tinha feito o amava, mas uma vez no poder colecionou, mas inimigos e fez alguns amigos. No segundo mandato Vargas vez grandes feitos, criou a Justiça do Trabalho (1939), investiu nas áreas de infraestrutura (Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco). Criou e implantaram vários direitos trabalhistas (salário mínimo, consolidou as Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira de Profissional e férias remuneradas), ele também cria a campanha “O PETRÓLEO É NOSSO”, impedindo que empresas estrangeiras explorassem o petróleo em terras brasileiras, essa campanha resultou na criação da Petrobrás.

  Em 1954, o clima político no Brasil ficou tenso e conflituoso, havia forte critica por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares antes aliados de Vargas estavam aborrecidos com as medidas consideradas de “esquerda” tomada pelo presidente, à população estava descontente com a situação econômica do país, havendo assim uma forte pressão para que Vargas renunciasse. Os últimos dias de Vargas foram marcados por forte pressão da imprensa e dos militares, fazendo com que Getúlio Vargas se suicidasse no Palácio do Catete com um tiro no coração. Até hoje a morte do presidente gera polêmica.

CONCLUSÃO

Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de Infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro ele tomou iniciativas favoráveis para os trabalhadores, sua política gerou muito emprego no Brasil. A sua marca registrada foi na área do trabalho.

GETÚLIO VARGAS

  O filme apresenta os mandatos de Getúlio Vargas, um presidente ditador e amado pelo povo, foi p presidente que, mas tempo governou o Brasil, ele instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. Ele foi o chefe civil da Revolução de 1930, onde, pois fim a República Velha. Getúlio ao assumiu o poder fechou o congresso nacional e concentrou o poder totalmente em suas mãos, substituindo os governadores estaduais por pessoas da sua confiança. Por seus inimigos foi considerado um facínora, pois prendeu, torturou todos aqueles que eram contra ao seu governo, persegui opositores políticos e partidários do comunismo.

  Para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu mandato, ele crio o DIP (DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA), sua forma de governar era centralizadora e controladora, seus quinze anos de governo caracterizou-se por nacionalismo e populismo, por seus simpatizantes era chamado de “pai dos pobres”. No seu segundo mandato Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas, e continuou com uma política nacionalista. Vargas investiu muito em infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e Vale do São Francisco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com