TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE À DEPRESSÃO

Por:   •  3/10/2022  •  Artigo  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE VASSOURAS

Campus Maricá

Diogo Soares da Silva

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE À DEPRESSÃO

MARICÁ RJ

2021

Trabalho de Metodologia Científica Curso Serviço Social 2º Período, conclusão de semestre, apresentado à Universidade de Vassouras Campus Maricá como parte de obtenção da P2.

                                                                     Orientador: Prof. Dr. João Bastos

MARICÁ RJ

2021

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE À DEPRESSÃO

PHYSICAL EXERCISES IN FIGHTING DEPRESSION

RESUMO

O presente trabalho tem o intuito de direcionar o leitor ao conhecimento do uso dos exercícios físicos ao lado da farmacologia para a prevenção e também enfrentamento da depressão em qualquer grau que seja diagnosticada. E mediante a isso demostrar como os exercícios físicos atuam e tem apresentados resultados significativos, quando colocados como parte do tratamento do quadro depressivo, causando a melhora do bem estar físico e mental de cada indivíduo e contribuindo para a mudança do grau e do quadro depressivo.

Palavras-chave: Depressão, Exercício físico, saúde mental, enfrentamento.

ABSTRAC

The present work aims to direct the reader to the knowledge of the use of physical exercises alongside pharmacology for the prevention and coping with depression in any degree that it is diagnosed. And through this to demonstrate how physical exercise works and has shown significant results, when placed as part of the treatment of depressive disorder, improving the physical and mental well-being of each individual and contributing to the change in the degree and in the depressive condition.

Keywords: Depression, Physical exercise, mental health, coping.

SUMÁRIO

1            INTRODUÇÃO        6

1.1  METODOLOGIA        7

2           DEFINIÇÃO DA DEPRESSÃO        7

2.1  SINTOMAS DA DEPRESSÃO        8

2.2   FATORES DE RISCO        8

2.3   TRATAMENTOS        9

3            RELAÇÃO ENTRE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE À DEPRESSÃO        9

3.1    O MELHOR EXERCÍCIO PARA O COMBATE DA DEPRESSÃO        10

3.2    RESULTADO DE PESQUISA              10

4            CONCLUSÃO        12

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o intuito de direcionar o leitor ao conhecimento mais amplo de como a depressão tem aumentado em números de casos em meio a sociedade e de maneira expressiva na parcela sedentária da população. E junto desse entendimento indicar o caminho para o Enfrentamento dessa problemática, por meio dos exercícios físicos que ajudam no combate e auxiliam na prevenção desta enfermidade.

Pode-se observar que a depressão é um dos casos mais desafiadores para saúde pública, com o qual tem se levantado em todo país um debate acirrado para o combate da mesma e em, contrapartida, os exercícios físicos tem sido indicados como coadjuvantes para o enfrentamento da mesma. Os exercícios físicos são de suma importância para o bem -estar físico e mental de todo e qualquer indivíduo que almeja ter uma vida plena e saudável, pois

Se entende saúde como bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de uma doença. Com isso sabe se que a condição física está ligada à saúde mental, pois é aceito que a prática de exercícios físicos de forma regular pode contribuir para a mudança de quadro do indivíduo em depressão, tendo em vista que os exercícios físicos tem efeitos psicológicos através do aumento da produção de hormônios pelo cérebro. Por exemplo á endorfina que quando liberada através dos exercícios físicos, levam a vários benefícios como, maior relaxamento, regulação do sono, bom humor, concentração e ainda combate à ansiedade e depressão. Por sua vez a serotonina que também é liberada pelo cérebro através dos exercícios físicos é um percussor da melatonina que é o hormônio responsável pela regulação do sono.

Na maior parte do tempo a serotonina é liberada durante o dia e ao chegar a noite quando o cérebro é estimulado devido a escuridão ela irá se converter em melatonina, logo melhorando a qualidade da noite de sono, combatendo também a insônia que é um sintoma e agravante da depressão. A ocitocina que também é conhecida como hormônio do amor está ligada a várias atividades essenciais do ser humano ela é usada pelos neurotransmissores, cuja a função principal é proporcionar prazer e bem-estar no indivíduo, promove também autoconfiança, relaxamento, estabilização das emoções. E o aumento nos níveis desses hormônios no corpo humano acontecem também através da prática regular de exercícios físicos.

.

  1. METODOLOGIA

A elaboração do artigo será embasada e conteúdos bibliográficos, pesquisa de artigos, livros e no acervo de revista eletrônicas da internet. Dentro do qual, para embasamento teórico, da pesquisa utiliza-se: Uma publicação na revista do departamento de psicologia da uff, com o tema benefícios da atividade física e do exercício físico na depressão. Uma dissertação de apresentada ao instituto politécnico de Bragança para obtenção do grau mestre em exercício e saúde

  1. DEFINIÇÃO DA DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que avança e tem ganhado espaço em meio a sociedade, principalmente na parcela sedentária da mesma, causando não só um grande mal a quem é afetado por ela, mas também para todos que estão a sua volta. A expressão depressão procede da terminologia do latim "depressio" que expressa, caído, melancólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (264 Kb)   docx (101.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com