TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  4/10/2023  •  Dissertação  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

                           REFLEXÃO 9649

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS

 A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a educação infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e período crítico no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com necessidades específicas. A construção da escola inclusiva desde a educação infantil implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno também de alunos com deficiências, alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais que são especiais. Entre outros aspectos, a necessidade de se repensar a prática pedagógica como elemento fundamental de inclusão escolar na educação infantil. A prática pedagógica inclusiva deverá se constituir pela junção do conhecimento adquirido pelo professor ao longo de sua trajetória e da disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.

O presente trabalho apresenta uma visão sobre a educação inclusiva. A educação de alunos com necessidades educativas especiais que, tradicionalmente, se pautava em um modelo de atendimento segregado, tem se voltado nas últimas décadas para a inclusão, estratégia que se constitui em uma proposta que busca a constituição de uma sociedade mais igualitária, mais solidária e humanizada, uma vez que todos possuem os mesmos direitos e deveres dentro de suas capacidades. O objetivo é refletir sobre desafios que os educadores enfrentam no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares de ensino analisando a história da educação inclusiva e os marcos legais que tratam da matéria,demonstrando a realidade entre o que prevê a legislação e o que acontece nas escolas com relação à inclusão apontando estratégias que podem ser utilizadas pela comunidade escolar para a efetivação do ensino inclusivo. O estudo se justifica por ser uma tentativa de contribuição para mostrar a relevância da Educação Inclusiva em um processo educativo de qualidade. Com este estudo, me foi possível compreender que a construção de uma escola inclusiva é um desafio, pois requer quebra de paradigmas, enfrentamento do desconhecido, aceitação do não saber e efetivar, na prática, os princípios que fundamentam uma escola inclusiva.

Ao final do presente estudo, foi possível compreender que sempre será um desafio a construção de uma escola inclusiva, paradigmas deverão ser quebrados, o desconhecido deverá ser estudado, aceitando, conhecendo e praticando os princípios fundamentais da escola inclusiva. A inclusão não deve chegar somente aos alunos com necessidades especiais, mas sim em todos os alunos de uma classe. Com o objetivo que a aprendizagem aconteça para todos, a inclusão tem como foco o aluno e necessita chegar a todos. O papel do supervisor pedagógico é de colaborar para que o professor seja facilitador para que a inclusão aconteça, direcionando, ouvindo com um novo olhar atentamente cada um deles. Com todas as dificuldades encontradas pelos docentes a inclusão trouxe a necessidade de discutir e repensar a educação e a escola. Devido a isso, mudanças acontecem na forma de ver, pensar e fazer a educação escolar e a docência. Ela surge como um estímulo para se pensar a educação a partir da inadequação de umsistema escolar tradicional no qual é o aluno que precisa adaptar-se a escola, e esta por sua vez esquiva-se de possíveis mudanças. Com isso temos também a oportunidade de rever e repensar práticas escolares desestimulantes procurando torná-las mais atraentes, inovadoras e dinâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com