TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expansão da profissão e a ideologia desenvolvimentista

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 5

Expansão da profissão e a ideologia desenvolvimentista

De acordo com Marilda, é na década de 60 que se observa a existência profissional em franca expansão. É no decorrer desse período que a profissão sofrerá transformações, ou seja, modernizações tanto no assistente quanto na teoria, métodos e técnicas por ele utilizados. As condições para o florescimento da profissão surgem no período entre os dois primeiros Congressos Brasileiros de serviço Social. Essas condições amadureceram dentro de um quadro de expansão econômica e de afirmação do desenvolvimentismo como ideologia dominante.

Na década de 40 a taxa da economia nacional estava em crescimento positivo, e com a política econômica vista do aprofundamento da industrialização. Com a expansão econômica nos marcos do capitalismo dependente engendra a ideologia desenvolvimentista, e com a eleição e posse de Juscelino Kubitschek esta ideologia se trona dominante. Essa ideologia envolve proposta de crescimento econômico acelerado, continuado e autossustentado.  

A ideologia desenvolvimentista é definida pela expansão econômica, no sentido de prosperidade, riqueza, grandeza material, soberania, em ambiente de paz política e social, e de segurança, quando todo o esforço de elaboração de políticas e trabalho são requeridos para eliminar o pauperismo, a miséria, elevando-se o nível de vida do povo como conseqüência do crescimento econômico. O desenvolvimentismo visa à integração dinâmica no sistema capitalista.

A ajuda internacional na busca do desenvolvimento é um fator positivo no processo expansivo da economia, representando o esforço industrializante na abertura de um frente atrativa par o ingresso e participação dos capitais externos.  

Os resultados do progresso econômico não eram exclusivos de certos setores ou classes, mas sim abrangentes nas conseqüências por ele geradas a sociedade. E com a ideologia e política pelo poder do Estado, a ideologia desenvolvimentista constituir-se-ia em meta  e mobilização de toda a coletividade, sendo um ponto de convergência entre estado e povo. O desenvolvimentismo significa não só a riqueza, mas também paz social e política, garantiam de ambiente de ordem e segurança.

O serviço social se mostra no final da década de 1950, para propor soluções para problemas da ideologia desenvolvimentista. Ao centrar a integração das massas marginalizadas em virtude da expansão econômica, na qual se orientava os esforços da política econômica, restringia-se o espaço para um reforço da ação assistencial. Nesse momento os Assistentes Sociais consolidaram importantes posições e campos de atuação no interior do equipamento social e assistencial.      

 Abre-se um novo campo para os assistentes sociais no final da década de 40, nas grandes empresas que passam a constituir o mercado de trabalho crescente. O Serviço Social se interioriza nas grandes instituições, nas administrações municipais com o surgimento de programas votados para a população rural, nas instituições assistenciais médicas e educativas, na década de 50 começou a fazer parte dos programas nacionais do SESI, LBA, SESC, em hospitais, favelas, escolas, na década de 60 relacionada estudos psicossociais do participante com os problemas da estrutura social e utilização da dinâmica de grupo.

A fundação das escolas pioneiras de Serviço Social no Brasil

A fundação das escolas de serviço Social no Brasil está ligada a ação da Igreja Católica, para responder aos efeitos da perda de hegemonia na sociedade civil e no Estado, promovendo movimentos de cariz espiritual que provocava lançar raízes na política e na economia. No inicio dos anos vintes surgiu o Centro Dom Vital e em 1922 a Confederação Católica como instrumento pratico para o revigoramento eclesiástico.

A organização da Igreja foi estimulada pelas lutas operarias entre 1917 e 1920, que expressavam o protesto proletário numa situação de queda de expansão industrial em relação aos anos de guerra. Na cidade de São Paulo em 1917 houve uma grande greve geral, os movimentos reivindicavam a jornada de oito horas e aumento salariais. Em 1922, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro, promulgaram as primeiras leis trabalhistas; uma legislação sobre habitação popular, caixas de Aposentadoria e Pensão dos ferroviários e a regulamentação dos feriados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com