TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo

Por:   •  25/5/2015  •  Bibliografia  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

AHANGUERA EDUCACIONAL

SERVIÇO SOCIAL

Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor EAD: Ireny Sorge Pereira do Nascimento

Angela Maria Nunes Neves

RA: 1932876570

Elaine Maria Castro Fonseca

RA: 2806881062

Ricardo Kirst Souza

RA: 2861916599

Pelotas, 15 de abril de 2015


INTRODUÇAO

 

Neste trabalho visamos demonstrar a importância da Assistência Social no amparo às famílias que se encontram vulneráveis perante as desigualdades sociais, e as rupturas que poderão comprometer o desenvolvimento dos Núcleos Familiares e por consequência de toda a sociedade, pois é na Família que temos os primeiros convívios com outras pessoas, sendo nesta onde o indivíduo vai desenvolver seus valores e conceitos sociais, sua formação inicial.

DESAFIO PROFISSIONAL

O conceito de família exposto no texto mostra a convivência da família onde se constrói a alta imagem e onde se aprende a linguagem e a dar sentido as experiências familiares.

A família tem sofrido inúmeras mudanças que estão diversificando o formato familiar. Com o aumento da expectativa de vida está acontecendo um maior convívio entre gerações e com essa integração são possíveis as trocas de papéis, avós que se tornam referências de netos e bisnetos.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho houve a redução do número de filhos, que começaram a mudar significativamente os modelos familiares e com isso foi gerado o crescimento de mulheres chefes de família, o que mostra os diferentes modos de viver em família.

Outros pontos que podem modificar o formato do núcleo familiar estão ligados a independência dos indivíduos e também à área pública e classe social, pois nas famílias com renda familiar mais inferiores as mudanças podem ser mais variadas, como nas áreas educacionais, desestabilidade trabalhista e mudanças de moradia.

Sendo assim, podendo gerar a ruptura do contexto familiar com a saída dos membros mais jovens, impossibilitando manter os vínculos familiares, tornando vulneráveis os papéis masculinos e femininos.

Assim podemos afirmar que a sociedade familiar e sistemas de apoio mútuo são vitais para famílias de baixa renda.

Sem isso os membros mais jovens muitas vezes acabam por serem obrigados a não fazer parte do vínculo familiar e por consequência são excluídos do convívio sócio cultural das famílias.

A importância da família independente de seus formatos é a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, sendo o núcleo central da sociedade.

Nesta perspectiva podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consangüíneos, objetivos ou de solidariedade.

Para a família prevenir, proteger, promover e incluir seus membros, é necessário em primeiro lugar garantir condições de sustentabilidade para tal.

Podemos observar que os modelos familiares atualmente tornaram-se menores, com variedade de arranjos familiares alem dos processos de empobrecimento acelerado e da desterritorialização das famílias geradas pelos movimentos migratórios.

Devido as desigualdades e os fatores sociais que aumentam vulnerabilidade das pessoas, exigem das famílias uma melhor estratégia de relações para sobreviverem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com