TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA COM RESPONSABILIDADE

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.542 Palavras (19 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

SANDRA CRISTINA PEDROCA

Gestão Estratégica com Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade

Artigo apresentado como exigência parcial para obtenção de título do Curso de Gestão de Projetos. Sob a orientação da professora Júlia Rocha

Brasília

DEZEMBRO – 2015

Sumário

1        Resumo:        3

2        Abstract        4

3        Introdução        5

4        Desenvolvimento        6

4.1        DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.        6

4.2        EMPRESAS COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOS E COM RESPONSABILIDADE SOCIAL        6

4.3        AS EMPRESAS-MODELO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NO BRASIL        7

5        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        10

6        INDICADORES DE RESPONSABILIDE EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE        12

7        MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM        12

8        CONCLUSÃO        15

9        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        16

  1. Resumo:

A gestão estratégica de uma empresa busca manter uma competitividade sempre em alta, nos últimos tempos as empresas vem descobrindo valores no desenvolvimento social e ambiental junto á sociedade. É necessário analisar e determinar as medidas que possam contribuir para a melhoria do desempenho dessas empresas e perseverar na busca ambiental para ser uma marca de credibilidade e de futuro.

Vamos analisar as empresas com responsabilidade social no Brasil suas propostas e controvérsias e suas relações com o Estado, sociedade civil e enfrentamentos das questões sociais e seu desenvolvimento econômico social e ambiental com sustentabilidade. Estamos vivendo em uma sociedade de constantes mudanças e as empresas precisam estar atentas á essas mudanças, buscando parcerias e integração com a população.

O conceito de meio ambiente e sustentabilidade está intrinsecamente ligados, compreender e a evolução da sustentabilidade, percebendo as urgências da busca do equilíbrio entre o meio ambiente, economia e a sociedade.

Palavra Chave: Gestão Estratégica, Responsabilidade social, Sustentabilidade

  1. Abstract

The strategic management of a company seeks to maintain an always highly competitive, in recent times the company has been discovering values in social and environmental development near the society. It is necessary to analyze and determine the measures which can contribute to improving the performance of these companies and persevere in environmental quest to be a mark of credibility and future.

Let's look at socially responsible companies in Brazil your proposals and controversies and their relations with the State, civil society and fighting social issues and environmental and social economic development with sustainability.
                We are living in a society of constant change and companies will need to be aware of these changes, seeking partnerships and integration with the population.
               The concept of environment and sustainability are inextricably linked, and understand the evolution of sustainability, realizing the balanced pursuit of emergencies between the environment, economy and society.

Key word: Strategic Management, Social Responsibility, Sustainability

  1. Introdução

O tema a ser tratada neste trabalho, Gestão Estratégica e Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade, resgata a importância de se conhecer toda a temática, e analisar suas propostas e a controvérsias e suas parcerias com as Empresas, o Estado e a Sociedade Civil, em face de responsabilidade social, tendo perspectivas econômicas, sociais e ambientais.

A Gestão Estratégica apura todos os processos e sua situação e desenvolve ações corretivas constantes, focando metas e desenvolvimento estratégico e formas de manter o crescimento e competitividade com responsabilidade social.

A sustentabilidade reconhece a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente.

A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos. Atitudes e hábitos como estes trazem resultados efetivos para melhorar a qualidade de vida.

  1. Desenvolvimento

  1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Constituição Federal de 1988: art. 1º da CF/88 - princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre os quais se destacam a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; art. 3º da CF/88 – objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre os quais se destacam a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção do bem de todos; art. 5º, XXIII – a propriedade atenderá à sua função social; art. 170 – dos princípios gerais da atividade econômica; Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - função social da propriedade; IV - livre concorrência; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX – tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. art. 185, parágrafo único, 186 e 219 – critérios para o atendimento da função social da propriedade e desapropriação ante o não atendimento daquela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com