TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas Atividade

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade A1 – Gestão de Pessoas

Cultura organizacional é o nome que damos ao conjunto de comportamentos, regras, crenças, valores, políticas internas e externas de uma organização. É de fato importante que os funcionários estejam alinhados com essa cultura, que podemos classificar como um guia das boas práticas dentro de uma empresa.

Não menos importante, o comportamento organizacional é um dos fatores que acredito ser de grande relevância dentro das organizações. Por meio do estudo do clima organizacional, podemos analisar e entender o comportamento humano, definir e aplicar alguns estímulos para motivar um funcionário ou uma equipe. Dentro desta perspectiva, podemos ter como aliados alguns estímulos. Dentre eles estão:

 Comportamental: que pode tomar como exemplo a postura de um líder perante sua equipe, seu modo de agir e sua capacidade para solucionar questões e dar direcionamento a todos. A boa e velha metodologia baseada no exemplo.

 Social: neste caso podemos levar em consideração a boa convivência entre os membros da equipe, o companheirismo, a cordialidade, comprometimento e contribuição para o desenvolvimento das atividades.

 Financeiro: este tipo de estímulo está relacionado diretamente a valores adicionados ao salário dos colaboradores, por meio de gratificações e bonificações por desempenho ou resultado alcançado. Neste contexto estimula-se também a boa competitividade quando se trabalha com metas. Ao atuar positivamente sobre esta questão, a empresa tende a ter mais resultados como: criatividade, produção, motivação. consegue-se revelar talentos e retê-los, evitar retrabalhos e até mesmo combater o absenteísmo.

Um dos aspectos que podem impactar negativamente o clima organizacional é a má gestão ou líderes ruins. Geralmente, considera-se má gestão ou mal líder aqueles que querem tomar para si todo mérito sobre o sucesso do departamento em que atua, expõe seus pontos de vista como únicos e absolutos, falta de empatia, escolhe seus “favoritos”, dentre outras atitudes.

Podemos concluir que, se faz necessário compreender o clima organizacional e o comportamento de seus colaboradores, a fim de identificar o que de fato ocorre dentro da empresa para podermos agir, de modo a evitar a insatisfação e baixa produtividade e qualidade no ambiente de trabalho, pois isso impactará diretamente no desempenho da organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com