TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na Adolescência

Por:   •  23/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA:

QUESTÃO E DIREITOS SOCIAIS

MARIA LÚCIA ALMEIDA DE JESUS BATISTA

SALVADOR

AGOSTO / 2013

MARIA LÚCIA ALMEIDA DE JESUS BATISTA

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA:

QUESTÃO E DIREITOS SOCIAIS

[pic 2]

ESTÁCIO FIB - Bahia

Salvador - 31.08.2013

OBJETIVO

Relatar a importância da questão social em relação à gravidez na adolescência. Essa assistência se dá, devido à complexidade dos fatores que a envolve, sendo que os direitos deste público muitas vezes são ignorados, infringidos e não são concretizados.

Por isso, a pesquisa vem analisar as características existentes das mães adolescentes, dando uma abordagem no estudo dos direitos sociais desse público, pois sua execução é de soberano valor na sociedade contemporânea. Com isso o estudo realizado foi do tipo exploratório, descritivo e quanti-qualitativo.

DISSERTAÇÃO

Adolescência é uma fase medianeira do crescimento humano, em meio a infância e a idade amadurecida. Esta ocasião é marcada por diferentes alterações físicas, hormonais e até mesmo na conduta. Não se pode determinar com precisão o começo e conclusão desta fase - ela muda entre os seres humanos - entretanto, na maior parte das pessoas, ela sucede entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).

Como a adolescência é uma idade complexa para os garotos, é imprescindível que exista inclusão social e familiar por parte de pais, educadores e outros adultos. O acompanhamento e a conversação neste tempo são fundamentais.

A gravidez nesta idade intervém nas inclusões sociais e pode transformar completamente a história dos jovens. A maior parte deles casa-se precocemente devido a gestação não programada e se tornando tendente a se separar muito cedo (divórcio).

Conforme Klein (apud Correa, 1991, p. 380), esse acontecimento propicia uma síndrome conhecida sob o nome de “síndrome do fracasso”. Fracasso em: exercer e viver várias funções de adolescente; continuar a estudar; permanecer na escola; limitar o tamanho da família; criar família estável; seguir sua própria vocação e se manter independente; ter filhos sadios; ter filho que posteriormente atinja o potencial de vida desejado. Klein (apud Correa, 1991, p. 380).

A presença de um pai na família é tão importante que foi constatado que a sua ausência ou a falta de diálogos com os filhos é um dos fatores que levam a gravidez precoce.

FICHAS CATALOGRÁFICAS

Livro: Papel de Pai 
            Autor: Giselda Laporta Nicolelis

Editora: FTD 
           Ano de lançamento: 2009 
           Assunto: Literatura Infantil 

Prefácio: “O livro aborda a questão da gravidez na adolescência e todas as consequências que isso gera para os jovens e as famílias envolvidas. Em Papel de pai, Ludenor, de 13 anos, e Pétula, de 16, formam um casal que enfrenta as dificuldades de uma gravidez inesperada. Diante desta situação, o garoto narra ao leitor o quanto se tornar pai teve forte impacto em sua vida. E agora? Pétula terá que largar a escola? Onde vão morar quando o bebê nascer? Quem pagará as despesas? Essas e outras dúvidas do casal são abordadas no livro”. 

Livro: Adolescência e juventude: Vulnerabilidade e contextos de proteção 

Autor: Nicolelis, Giselda Laporta,

Editora: Casa do Psicólogo

Ano de lançamento: 2011

Assunto: Psicologia

Prefácio: “Esta obra traz contribuições sobre temáticas, tais como - inserção laboral, gravidez na adolescência, escola, religiosidade, nível de confiança em instituições, valores e normas sociais, redes de apoio e uso de drogas. A leitura procura permitir partilhar questões e inquietações consideradas comuns a todos que trabalham com a juventude - seja no cotidiano dos serviços, seja na universidade - além de orientar os programas e estratégias de intervenção, a partir daquilo que o próprio jovem pensa como importante. Um dos objetivos principais é fazer leituras e releituras de temas psicológicos relacionados ao desenvolvimento juvenil; compreender a relevância social de se realizar pesquisas em parceria com diferentes pesquisadores e universidades brasileiras; e reconhecer a dinamicidade do processo de pesquisa e a necessidade de rever os instrumentos utilizados, aprimorando-os”.

Livro: Gravidez na Adolescência

Autor: Pomme, Eliana

Editora: Paulinas

Ano de Lançamento: 2003

Assunto: Infanto - Juvenis - Ciências

Prefácio: “Nesta obra, a questão da gravidez na adolescência é abordada como resultado de um momento particular pelo qual a sociedade está passando. Através de quatorze histórias reais, a autora procura conversar sobre a gravidez por meio do olhar da menina-mãe, do garoto que a engravidou, dos pais deles, e levar todas estas pessoas a compreenderem melhor este momento de suas vidas”.

Livro: Gravidez na adolescência: esclarecimentos para jovens, pais e educadores.

Autor: Martins, Celso Luiz

Editora: DPL

Ano de Lançamento: 2005

Assunto: Psicologia

Prefácio: “Os aspectos que envolvem este tema atual, imprescindíveis para pais e educadores, sob a visão iluminada e amparadora do Espiritismo. Um livro que merece serem lidos por pais (ou futuros pais), educadores e por jovens em geral. Este livro traz esclarecimentos úteis sobre um dos mais importantes assuntos de que pais e educadores devem ter consciência - a gravidez na adolescência. Traz ainda, em detalhes, todo o processo da gravidez e orientações sobre como proceder para garantir uma gestação tranquila e sem problemas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com