TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDEOLOGIA EM MARX

Por:   •  31/1/2016  •  Artigo  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 16

A IDEOLOGIA EM MARX

RESUMO: este artigo é sobrea ideologia em Marx, como aideologia surgiu. A teoria da ideologia marxista é a de que não é a consciência dos homens que determina a realidade, como defende o capitalismo, mas ao contrário, é a realidade que determina a consciência dos homens, dando assim um caráter ilusório a tudo o que os homens acreditam, pois é na História dos homens e da natureza que surge a ideologia e a divisão da sociedade em classes. Abordara-se, termos como o capitalismo e seus componente ideológicos, além de suas formas ideológicas.

Palavras-chaves:Ideologia, classe dominante, classe dominada e capitalismo

ABSTRACT: This article is about the ideology of Marx , as the ideology emerged . The theory of Marxist ideology is that it is not the consciousness of men that determines reality , as advocated by capitalism , but rather is the reality that determines the consciousness of men , thus giving an illusory character to all that men believe as it is in the history of men and of nature that arises ideology and the division of society into classes . Approached up terms like capitalism and its ideological component , and its ideological forms .

Keywords:Ideology , ruling class , dominated class and capitalism

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a questão da ideologia em Marx e suas formas ideológicas. Inicialmente iremos fazer uma breve analise da ideologia em sua total abrangência, ou seja, a ideologia em geral, a partir daí então entraremos propriamente na ideologia em Marx.

O termo ideologia surge com o escritor Desttut de Tracy e tem um objetivo diferente do de Marx. Posteriormente é Napoleão que trata da ideologia, mas também ainda não é do mesmo modo que Marx.

                  Abordaremos diretamente textos de Marx, em especial, A Ideologia Alemã, além de outros, com o intuito de seguir os passos que o próprio Marx juntamente com Hengels seguiu na produção do texto referido. Atese principal desse texto e por conseguinte a teoria da ideologia marxista é a de que não é a consciência dos homens que determina a realidade mas o contrário, é a realidade que determina a consciência dos homens, dando assim um caráter ilusório a tudo o que os homens acreditam.Essa é uma afirmação contraria do filosofo alemão Hegel, e éapartir de afirmações como essa, em oposição tanto a Hegel quanto aos seguidores do mesmo, que Marx formula a sua principal tese ideológica ou sua contra ideologia.

                     É na História dos homens e da natureza que se funda as formas ideológicas, por isso em cada época os homens tem uma forma de sobreviver, mas é na forma capitalista que se agrava mais, vai afirmar Marx, e esse agravamento, se dará na divisão da sociedade em classes, levando alguns a situação de miséria. Porém é neste ponto que se deve romper com o capital e esse é segundo o filosofo o fim ultimo da História dos homens.

Assim, faremos um percurso sobre o que é ideologia neste filosofo e também procuraremos abordar, para que fique claro, alguns termos como capitalismo e seus componente ideológicos, além das formas ideológicas do mesmo, e como se dá a divisão da sociedade em classe dominante e classe dominada. Sempre mostrando no texto do próprio Marx como se apresenta tais temas.

Por fim, concluiremos a partir da análise do texto do próprio autor e fundamentalmente do entendimento do texto como a ideologia se apresenta e o que deve ser feito para que seja superada as suas formas. Com feito, chegaremos ao nosso objetivo que é o de falar sobre e como a ideologia se apresenta em nosso Filosofo e como deve os homens se organizar para superar essa ideologia e suas formas ideológicas.

  1. DESENVOLVIMENTO

O termo ideologia surgiu no início do século XIX, em um texto escrito por Desttut de Tracy (elementos de ideologia)[1], mas o conceito ideologia foi ganhando a partir daí, vários significados. Desttut de Tracy dizia que a ideologia é uma ciência que pretende dar conta da gênese das ideias. Com Napoleão a palavra ganhou um novo significado, assim a ideologia e os ideólogos ganharam um sentido pejorativo, ele inverteu a imagem dos ideólogos que eram materialista, realista e antimetafisico para metafísicos tenebrosos.

Para entender a ideologia em Marx é preciso saber quais as bases teóricas que esse filosofo se utilizou para criar sua teoria sobre a ideologia, sua base foi a filosofia de Hegel. Foi com base na filosofia do direito de Hegel que Marx se insurgiu contra a forma de Hegel e dos filósofos alemães, de interpretar o Estado. Para Hegel e seu seguidores é a realidade que determina a consciência, e é contra isso que Marx se contrapõe, ele diz: é a consciência que determina a realidade.

Segundo Marx, a ideologia é um conjunto de ideias ilusórias fundadas pela sociedade burguesa, ou seja, pela classe dominante, com base na manutenção da supremacia sobre a classe trabalhadora. Na afirmação de tais ideias os capitalistas fazem com que essas sejam tidas como verdadeiras sendo que na verdade elas não passam de meras ilusões.

Assim, a sociedade burguesa se mantem dona dos meios de produção enquanto os proletários seguem ganhando míseros salários que não dá nem mesmo para a sua sobrevivência mais básica. Para marx e Hengels:

As representações, o pensamento, o comércio intelectual dos homens surgeaqui como emanação direta do seu comportamento material. O mesmo acontececom a produção intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, política, moral, religião, metafísica, etc., mas os homens reais atuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas forçasprodutivas e do modo de relações que lhes corresponde, incluindo as formas mais amplas que estas possam tomar. A consciência nunca pode ser mais que o Ser consciente; e o ser dos homens é o seu processo da vida real.(Marx e Engels ,(1932-1976)

Marx dizia que a ideologia também é necessária para tomar algumas ideias pelo conjunto da realidade, e ao considera tais ideias separadamente da vida prática e material, a ideologia oculta o modo como ela se produz, onde sua base é a divisão de atividades e nessas também se estabelece a divisão do trabalho. Essa é uma divisão desigual, onde uns possuem mais e usufrui mais, e detém também o poder, enquanto outros trabalham muito e recebem quase nada como salario. A ideologia é portanto a divisão do trabalho e a manutenção das ilusões e das manutenções dos interesses da classe dominante sobre a classe dominada[2].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com