TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Por:   •  11/5/2021  •  Resenha  •  4.109 Palavras (17 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 17

IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Resumo

O Serviço Social enquanto profissão reconhecida perante a sociedade atua frente às expressões da questão social. No que diz respeito especificamente da educação como área de atuação, é possível perceber o quanto o assistente social é fundamental para desenvolver ações que sejam direcionadas ao acesso da garantia do direito a educação de maneira efetiva, em conjunto com a família e toda a sociedade, dessa maneira, tal profissional faz uso de diversos instrumentais. Assim se propõem um trabalho para analisar como as expressões da questão social se apresentam no âmbito escolar, ressaltando a atuação do assistente social, em especial neste momento, contando a inserção desses profissionais com a política de educação do município de Calmon/SC. Utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com a pretensão de destacar a importância do assistente social neste campo sócio ocupacional.

1 INTRODUÇÃO

Historicamente o surgimento do serviço social se deu para atender as demandas da questão social, resultantes da relação conflituosa entre a burguesia detentora dos meios de produção e o proletariado que apenas possuía a força de trabalho como garantia de sobrevivência, estes conflitos gerados neste processo de dominação/exploração fizeram surgir à questão social que segundo Oliveira, expressa a desigualdade na apropriação e distribuição da riqueza socialmente produzida pelo trabalho (OLIVEIRA, 2010). Tendo suas manifestações surgindo de diversas formas, como desemprego, violência, miséria, analfabetismo, entre outras. Na contemporaneidade, o serviço social atua em vários segmentos, tais como: saúde, habitação, assistência, educação, meio ambiente, dentre outros.

Já o Serviço Social Escolar se apresenta com o objetivo de poder contribuir com a problemática social que é perpassada no cotidiano da comunidade escolar-aluno, professores, pais – sejam com encaminhamentos, orientações, informações, projetos de cunho educativo, que possam promover a cidadania, ações e projetos voltados para as famílias, etc. Entendendo que para atingir a criança e o adolescente de forma integral, são necessárias intervenções no contexto familiar, seja em âmbito sócio-educativo, como também de momentos de ensino-aprendizagem e reflexão, em um viés de participação, autonomia e cidadania.

Assim a função do assistente social na escola é desenvolver o contato da família com a escola para que os pais ou responsáveis participem desse processo educativo. O profissional desenvolverá e promoverá ações que possibilitem caminhar junto com a coordenação pedagógica, realizando diagnostico quanto a realidade econômica, com relação a drogas e violência, problemas relacionados ao desenvolvimento dos alunos.

O que particulariza o trabalho do assistente social nas escolas nessa perspectiva é o fato de que o mesmo faz uso de instrumentos que não são usados pelos profissionais da educação e que podem completar o trabalho desenvolvido pelos educadores.

Por isso a necessidade de se realizar discussões sobre as manifestações da questão social no contexto escolar levando-se em conta a relação existente entre o ambiente escolar e o profissional de serviço social inserido para um melhor entendimento da atuação deste na política de educação de Calmon/SC, para assim, poder trabalhar e aclarar as conclusões propícias, tornando claro a suma importância do assistente social no espaço sócio ocupacional na política de educação para o enfrentamento das expressões da questão social nesta conjuntura.

2 REFLEXOS DA QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR E O SERVIÇO SOCIAL

O profissional de serviço social tem como objeto de atuação a questão social nas suas mais variadas expressões, ela está presente no trabalho, na família, na saúde, na assistência social, na escola, etc. Para melhor compreensão do que aqui é colocado torna se necessário descrever o conceito de questão social. Segundo IAMAMOTO,

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão. (IAMAMOTO, 2009, p. 77)

A questão social está vinculada as desigualdades e o que estas produzem tanto na sociedade quanto na subjetividade do indivíduo. O serviço social entende que as consequências da apropriação desigual do produto social podem ser diversas como aqui podemos mencionar analfabetismo, violência, desemprego e tantos outros problemas de mesma ordem.

A escola é considerada um espaço de reprodução das classes e muitas expressões da questão social podem ser identificadas nela. O serviço social no ambiente escolar é incumbido então de identificar e atender as demandas oriundas dela. Amaro (1997, p.13) diz que: ”o ambiente escolar é um espaço social rico e fecundo. Nele, as contradições sociais, os jogos de força e a luta pelos direitos de cidadania estão vivos e pulsantes, espelhando a realidade tal como ela é.” Com estas palavras a autora vem reafirmar a concepção de que a escola é um espaço repleto de reflexos da questão social. Assim sendo, tais expressões se manifestam neste ambiente a partir de: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, problemas com disciplina, insubordinação a qualquer limite ou regra escolar, vulnerabilidade as drogas (MARINHO 2010:2).

O profissional de serviço social é aquele habilitado para enfrentamento dos desafios de efetividade e consolidação de direitos sociais, em se tratando deste caso especificamente do direito a educação, o qual é garantido na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 205, onde se afirma que a educação é direito de todos os cidadãos e deve ser mantida pelo Estado em conjunto com a família, sendo estimulada por toda a sociedade.

Certamente que dentro do ambiente escolar esses profissionais deverão trabalhar de maneira articulada e interdisciplinar com os diversos profissionais da escola. A prática do serviço social na educação pode ser considerada como uma área de conhecimento que está voltada para a emancipação social e política dos indivíduos. Ela possibilitará a construção e a socialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com