TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GRÁVIDAS “GERANDO VIDAS” DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL ÁS FAMÍLIAS-PAIF NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇÚ

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                    [pic 1]

                                                                                                                                  [pic 2]

FACULDADE CIDADE DE GUANHÃES

PROINSO - PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL

CURSO SERVIÇO SOCIAL

SANDRA REGINA MOREIRA E SILVA

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GRÁVIDAS “GERANDO VIDAS” DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL ÁS FAMÍLIAS-PAIF NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇÚ

TOMÉ-AÇU/PA

2018

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GRÁVIDAS “GERANDO VIDAS” DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL ÁS FAMÍLIAS-PAIF NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇÚ

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, à Faculdade Cidade de Ganhães – FACIG, como pré-requisito parcial para obtenção de média na disciplina Planejamento Serviço Social II

Professora Rita Moraes

TOMÉ-AÇU/PA

2018

[pic 3]

[pic 4]

“Infinito é o tempo de espera,

Inesquecível é o momento da chegada...”

TOMÉ-AÇU/PA

2018

RESUMO

A assistência à gestante vem sendo realizada e conduzida pelos profissionais da saúde e dos técnicos de referencia da Assistência Social no qual acontece uma vez por semana durante um período de três meses, em que são desenvolvidas diversas atividades, e palestras abordando temas referentes à gestação como: a importância do pré-natal, alimentação saudável no período gestacional, desenvolvimento embrionário, amamentação, tipos de parto, certidão de nascimento e a importância do nome do bebê. Este trabalho é desenvolvido por profissionais de diversas áreas, que compõe a rede sócio assistencial como psicologia, assistente social, nutricionista, enfermeira, terapeuta ocupacional entre outros. O foco esta no acesso para garantir qualidade da saúde e bem estar das participantes, no fortalecimento de vínculos entre mãe-filho e nas relações familiares. Além disso, no final da gestação as gestantes em situações de vulnerabilidades são contempladas com um kit enxoval para os primeiro cuidados com o bebê.

Palavras chaves: A importância do Pré-natal, Fortalecimento dos vínculos entre mãe-filho. Saúde da Família.

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ NATAL

1-INTRODUÇÃO

A importância da realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais. Isso permitirá um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Uma vez que a grávida necessita de cuidados, acompanhamento médico e de Informações sobre as diferentes vivências, tudo isso devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

A gravidez pode ser considerada um período de grandes transformações na vida da mulher, muitas delas podem sofrer mudanças físicas, psicológicas, fisiológicas e sociais. Ao contrario do que se podem imaginar, o período de gestação nem sempre é marcado por alegria, muitas das vezes é marcado por tristezas, angústias ou ate mesmo ansiedade na fase da vida, principalmente no impacto dos primeiro movimentos do feto, um dos primeiros sinais apresentados no inicio da gravidez, o nível de ansiedade deve elevar-se novamente com a proximidade do parto e da mudança de rotina de vida após a chegada do bebe.

2-JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem por finalidade orientar o grupo de grávida sobre a importância do Pré-natal, o acompanhamento Psicológico e assistencial. Na gravidez a mulher fica mais sensível e exige mais atenção, neste sentido promover melhor condições de vida saudáveis para a mãe e o bebe é de suma importância pois a chegada de um bebê numa família apresenta inúmeras mudanças para todos os seus membros, podendo gerar crises, tanto em termos da adolescente quanto do ponto de vista transgeracional. Essa influência, de uma geração formando outras, acontece não só pela bagagem genética, mas por toda uma bagagem afetiva e cultural transmitida. Possibilitar suporte psicológico para famílias e adolescentes grávidas, através da reflexão e da consciência dos problemas, contribuirá para a diminuição dessas crises, articulando serviços de integração que contemplem: benefícios psicológicos e sociais.

3-REVISÃO DA LITERATURA

3.1-O desenvolvimento do grupo de grávida

Os grupos de gestantes formados para orientação devem prever momentos para que a gestante possa expor sem receio seus sentimentos e medos no grupo, ou numa interação individual com os profissionais (FALCONE et al, 2005). 

O grupo de gestantes ajuda cada participante a enfrentar as situações de mudanças, uma vez que tende a “ré-significar” suas vivencias através do reconhecimento dos outros e de si. (SARTORI; VAN DER SAND,2004)

PROBLEMA

  • A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da cidade de Tomé-Açú tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação por parte do poder público da cidade.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver ações multiprofissionais, preventivas e educativas na atenção às gestantes do município de Tomé Açú/PA, no intuito de promover a saúde, bem estar e qualidade de vida das participantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Preparar a mulher para a maternidade, proporcionando informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança (puericultura);
  • Fornecer orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene pré-natal;
  • Orientar sobre a manutenção essencial de estado nutricional apropriado;
  • Realizar acompanhamento de gestantes por meio de palestras abordando temas como o aleitamento materno, planejamento familiar, gravidez na adolescência e outros.
  • Proporcionar a aquisição do enxoval para o bebê;

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

O projeto tem a duração trimestral, com a média de 12 encontros. As ações preventivo-educativas do grupo de gestantes são realizadas na sede do CRAS, semanalmente onde são realizadas palestras, orientações, dinâmicas, aconselhamentos e troca de informações, com enfoque nos temas referentes ao período gestacional, de forma a proporcionar a vivencia pratica e a experiência da chegada do bebê.

          Cada participante, ao atingir trinta e duas semanas de gestação, é desvinculada do projeto e receberá no final um kit enxoval do seu bebê – doados pela Prefeitura Municipal de Tomé-Açú, através da SETAS,(Secretaria de Trabalho e Assistência Social),desde que esteja participando regularmente das atividades, dando a oportunidade para que uma nova gestante seja inclusa no Projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (209.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com