TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da filosofia em nosso cotidiano enquanto cidadãos e, enquanto integrantes da vida acadêmica/vida científica

Por:   •  26/4/2022  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Definir o que é filosofia é tão desafiador quanto explicar o amor, principalmente porque a palavra filosofia não ajuda muito, já que é formada através da combinação de duas outras palavras gregas: philos e sophia, que juntas significam algo como amante da sabedoria. Nos tempos antigos, um amante da sabedoria era alguém que podia estar relacionado a qualquer área em que a inteligência fizesse parte, como negócios, política, relações humanas e outras habilidades.

No passado, a filosofia era abordada como a totalidade da vida, já atualmente as coisas mudaram um pouco. Hoje, a palavra é usada de forma mais abrangente, como, por exemplo, quando alguém se refere à sua filosofia de vida, da carreira e de diversas outras áreas. Com isso, seu real sentido acaba se perdendo, permitindo que qualquer indivíduo se autointitule um filósofo, ignorando todo o estudo necessário para alcançar esse patamar.

Voltando ao significado genuíno de filosofia, a verdade é que a palavra em si não nos fornece respostas muitas claras. Uma das formas de oferecer uma explicação mais descritiva, é dizer que o principal objetivo da filosofia é descrever as funções, os objetivos e as razões da existência. É importante deixar claro que, diferente da ciência, não existe uma definição concisa, clara e que seja universalmente aceita, afinal, quando se trata do pensamento humano tudo é subjetivo e aberto a interpretações.

Agora, em se tratando de sua importância, saiba que ninguém menos do que Platão, um dos maiores filósofos de todos os tempos, declarou que a filosofia é um presente que os deuses deram aos mortais, o que é uma referência à capacidade do homem de raciocinar sobre o mundo e a vida. A famosa citação de Sócrates “Conhece a ti mesmo”, reflete bem esse objetivo central da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com