TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS NO DIA-A-DIA

Casos: A IMPORTÂNCIA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS NO DIA-A-DIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  4.100 Visualizações

Página 1 de 5

Composto orgânico

A compostagem é o processo de transformação de materiais rústicos, como galhos, folhas secas, cascas de vegetais e ovos, em adubo orgânico, utilizável na horta, no jardim e em larga escala, na agricultura.

Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microrganismos que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.

Dessa forma, uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo empilhado ou acondicionado em um canto ou compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microrganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

Geralmente, a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos.

Nas cidades, existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local bem distante, de preferência. Este prática errônea e degradante está sendo mudada, graças às ações práticas de movimentos organizados como ONGs, cooperativas de reciclagem e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país.

E o que eu, cidadão, posso fazer em minha casa para colaborar com a limpeza e a qualidade de vida do local onde eu vivo?

Uma ação prática e que qualquer pessoa que resida em casa ou apartamento pode fazer é a compostagem. Uma forma de produzir adubo natural, de ótima qualidade e de graça, além de contribuir com a administração pública de sua cidade, que gasta milhões e milhões de reais por ano em operações de construção de aterros, coleta e transporte de todo o resíduo produzido em nossa casa. Dinheiro que poderia ser utilizado em outros setores como escolas, hospitais etc.

Química Orgânica: Sempre Presente!

O que é química orgânica? A química orgânica é o ramo de química que trata de substâncias ou compostos contendo carbono e hidrogénio como os seus elementos principais (também, frequentemente encontra-se elementos como oxigénio, azoto, fósforo, enxofre, etc.). A química orgânica tem uma presença constante na nossa vida cotidiana e tem uma ligação forte com áreas importantes, como por exemplo, saúde, agricultura, energia, ambiente, transporte, etc..

As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.

Diariamente consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias

Faça você sua compoteira

Entre os muitos modelos de compoteira, o mais comum são os engradados de PVC (comumente usados em supermercados para o transporte de compras). Com dois ou três engradados você pode montar um sistema de compostagem eficiente e que não ocupa muito espaço. Veja como:

Otimizando o espaço de sua casa:

Forre por dentro uma dessas caixas de PVC com uma camada espessa de jornal bem úmido, mais ou menos 6 ou 8 folhas. Depois de acomodar estas folhas de jornal faça furos no fundo (para a drenagem e oxigenação).

Preencha o fundo deste engradado com composto já pronto e com minhocas (providencie isso em algum sitio ou floricultura). Faça uma camada de mais ou menos 10 cm de espessura.

Pode utilizar vários itens do popular “lixo orgânico”: cascas de frutas, cascas de ovos, folhas de verduras, pó de café usado, guardanapo de papel (sem gordura).

Não use em sua compoteira restos de alimentos como arroz, feijão, carnes, ossos etc. Além de demorar muito, esse tipo de material possui cheiro desagradável e pode atrair insetos.

Cubra todo o material com o composto. Isto atrairá as minhocas que iniciarão o processo de decomposição. Além dos milhares de microrganismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com