TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

     jelzira teixeira da silva figueiredo

A Importância dos valores na construção da cidadania

[pic 3]

Barreiras-Ba

2011

jelzira teixeira da silva figueiredo

A importância  dos valores na construção da cidadania

Trabalho de produção de texto interdiciplinar do 1° semeste, apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,

Prof(as)  Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi e Lisneia Rampazzo.

Barreiras - Ba

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................4

DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................11

INTRODUÇÃO

Esta reflexão fragmenta a importância dos valores sociais na comparação de uma convivência de indivíduos e grupos historicamente submetidos ao preconceito, diversidade, alteridade, frente a uma sociedade capitalista.

Tendo também como argumento o processo histórico submetidos às diferenças no contexto social, concebendo a necessidade e importância de se conhecer, valorizar e acolher identidades sem representar ameaças, respeitando a vida de cada individuo ou grupo independente de cor, gênero ou etnia. Mostrando que o mundo atual passa pelo reconhecimento da diversidade com base no respeito e tolerância recíproca.

A etimologia é a parte da gramática que trata da historia ou origem das palavras e explica o seu significado. Façamos, pois a analise de alguns valores, chegando até a evolução da historia.

Alteridade é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende sozinho.

O termo diversidade diz respeito à variedade e consciência de idéias, características ou elementos entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.  

Preconceito é um “juízo” preconcebido, manifestado na forma de uma atitude discriminatória.

Segundo o dicionário Michaelis ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios da conduta humana.

Valores são embasamentos étnicos e morais “que consideramos importante em nossas vidas. Valorizar alguma coisa significa dar-lhe importância. Naturalmente, pessoas diferentes terão valores diferentes”(O`CCONNOR E SEYMOUR, 1956,p 107).

É, portanto de suma importância, refletir sobre a importância desses valores na formação dos indivíduos e grupos de uma sociedade.  

Max.Compreendia que o desenvolvimento histórico da espécie humana tem sido um processo contraditório e confuso, movido pela luta de classes e pela contradição entre desenvolvimento das forças produtivas. O individuo e os grupos permanecem em constante batalha pelo respeito, pela diversidade, pela alteridade e busca das políticas publicas para reconhecimento e respeito na sociedade.

Nos séculos XVII e XVII, momento da escravidão no Brasil, os negros cansados da exploração, fugiam e se refugiavam nas matas, juntamente com outros de igual situação formando assim os quilombos. Neste local viviam com suas culturas, plantando e produzindo em comunidade. Uma das formas encontrada por eles, para demonstrar e resistir a escravidão, buscando a liberdade e melhores condições de vida.

No entanto se deparam as jornadas de trabalho entre 14 e 18 horas diárias, os salários pouco e com tendências a diminuir diante do grande número de pessoas em busca de emprego. Sem contar com as inovações na indústria, que inúmeras vezes substituindo os trabalhadores.

Em busca da sonhada liberdade homem livre, enfrentam as lutas das classes numa guerra sem fim, dando origem a relação capital e trabalho.

Ficando clara a divisão das classes: proprietárias e trabalhadoras, crescendo as disparidades sociais, a concentração de renda e o desemprego. Esses conflitos provocaram problemas de modo social e políticos aos quais trabalhadores se organização em sindicatos para melhor defender seus interesses: salário digno, redução da jornada de trabalho, melhores condições de proteção e segurança social. Perdendo então em certo sentido a sua liberdade, já que os meios de produção não esta mais em suas mãos, a única alternativa è a venda de sua mão de obra para o sistema controlador.

Hoje em dia o processo da historia do homem é considerado um fato. È impossível deixar de perceber a miscigenação do povo brasileiro.

Com isso é inevitável o enfrentamento dos indivíduos ou grupos com preconceitos, diversidade e outras reações, no processo de desenvolvimento da humanidade.

As diferenças e os preconceitos surgirão durante a formação de uma hierarquia de classes que logo no inicio de nossa história evidencia-se a distancia e o prestigio social entre colonizadores. Contribuindo para um cenário de dificuldades para as etnias, que passaram a fazer parte de seu cotidiano circunstâncias como preconceito, difamação, evidenciando a sua difícil inclusão social.

Há, contudo, um elemento fundamental para esse povo tão sofrido, vindo de uma nação cheia de contrastes. Elemento este que mantém essa gente na expectativa de um futuro melhor, indispensável para tornar nosso país economicamente viável e trazer perspectivas a essa gente sofrida, que aliada á força de vontade pode fazer uma nova historia. Mais até essa realidade chegar a nossa dignidade enquanto pessoas e a nossa herança cultural, é com parte infinita da diversidade que constitui a riqueza do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com