TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância.

Por:   •  11/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância.

        A infância é o alicerce da vida e o adulto o produto daquilo que vivencia, também, nos seus primeiros anos de escola.

        Há necessidade de revermos a prática docente dos profissionais de educação  infantil, pelo fato de nos encontrarmos num momento de desestabilização dos valores humanos, valores estes sem os quais é impossivel viver bem em sociedade. A escola está mais preocupada em ensinar o ABC aos alunos. Embora isso se faça necessário, é preciso, contudo, que a instituição escolar se preocupe também com os aspectos de caráter humano e social, que trate seu aluno como um ser integral.

        Os profissionais da educação infantil devem se preocupar com a formação integral de seus alunos, não somente com o desenvolvimento cognitivo e intelectual, pois é na faixa etária que vai de 3 aos 6 anos que as crianças começam a construir sua identidade. Segundo preceitos da LDB 9394/96 é atribuição dos profissionais da educação infantil trabalhar o aluno como um todo e não  como um ser fragmentado em parceria com a família que deve sempre estar dialogando com os filhos e lhes mostrando como ser um bom cidadão.

        A importância de se mostrar valores humanos a partir da educação infantil é projetar uma sociedade mais justa e igualitária, sem grandes conflitos. O trabalho com valores humanos não se dá por força e nem por violência e sim através da ludicidade e rodas de conversas diárias.

        Assim como afirma Rios em seu livro Ética e Competência (2003) os saberes necessários para o convívio e a inserção de maneira agradável na sociedade se dão através de saberes adquiridos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com