TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser humano e suas dimenções : 1.2. A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância.

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância.

Cidadania é uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos, hoje em geral significa o direito de viver decentemente. Para se ter um cidadão que exerce seu direito de cidadania tem que se ter uma educação voltada para tal objetivo, abordando a importância de se ter valores e, consequentemente, formar um cidadão. Outro ponto também relevante é mostrar a importância e influência do professor e suas ações nesse processo de formação.

Atualmente a sociedade tem necessidade de outro tipo de pessoas, não apenas aqueles que reproduzem as informações dadas como algo mecânico, mas aqueles que têm a capacidade de pensar, trabalhar em grupos e criticar. O professor pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia vinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios. Muitas escolas só se preocupam em prepara os alunos para entrar nas melhores faculdades. Elas erram por se focarem apenas neste objetivo. Mesmo que entrem nas melhores escolas, quando saírem, esses alunos poderão ter enormes dificuldades para dar solução a seus desafios profissionais e pessoais. A necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro, mas sim para a vida. Portanto as escolas devem ter espaços educativos de construção de personalidades, nos quais os alunos aprendam a ser pessoas de bem.

A escola e o professor devem considerar que um dos objetivos da educação é contribuir para a formação de cidadãos participativos e críticos, então devemos começar desde a infância, as crianças não são somente individuais, mas sociais porque podem interferir no mundo futuramente. A família, por exemplo, é a primeira influência da criança, nela existe limites e regras comuns a qualquer relacionamento, a criança precisa aprender a respeitá-los. A escola é outro porque tem suas regras de funcionamento, vivendo em conjunto, temos de respeitar regras de convívio (deveres) e conhecer nossos direitos, pois não podemos dissociar o pensar do agir e do sentir, esses estão interligados e devem ser trabalhados juntos, e além disso, ele é um ser humano que é influenciado por seu modo de pensar e agir. Enfim, formar pessoas capazes de saber como lidar com a vida, ensinar o certo ou errado numa época de tantas transformações na sociedade e no mundo, onde os valores estão sendo distorcidos e se extinguindo.

Atualmente necessita de uma educação do aluno como um todo, um ser humano complexo que deve ser trabalhado em diversas áreas. A escola deve formar pessoas preparadas para o mundo e não apenas para provas, ou seja, a escola deve também ter em seu planejamento um ensino voltado para educação em valores. Deve-se buscar sempre a coerência entre quem queremos formar e para que fim se quer formá-lo, pois a partir desse objetivo inicial pode-se fazer um planejamento para atingi-lo da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com