TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCOBRINDO OS VALORES DA ÉTICA E CIDADANIA DENTRO DA ESCOLA

Por:   •  5/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

DESCOBRINDO OS VALORES DA ÉTICA E CIDADANIA DENTRO DA ESCOLA

Carina Vanessa Gomes da silva

PROF: Fernanda Ribeiro

                Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0600) – Temas transversais

07/02/2015

RESUMO

Trabalhar ética e cidadania no ambiente escolar auxiliam nossos alunos em uma reflexão e complexidade que cada um de nos estabelece a sua volta. Nos professores também somos responsáveis por essa mediação ajudando a promover a formação ética e construção de valores morais no desenvolvimento de jovens cidadãos. Assim a escola vem cada vez mais contribuindo, buscando atingir dessa maneira espaços de dialogo e participação no dia a dia de suas atividades curriculares e não curriculares.  

Palavras-chave: Ética e moral. Cidadania.  Ambiente escolar.

 

1. INTRODUÇÃO

Sabemos que desde cedo precisamos conviver uns com os outros, viver como cidadãos respeitando normas, condutas e valores. A educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a reflexão de que a ética e cidadania estão sempre ligada uma a outra constantemente, e quando o professor se propõe a trabalhá-las dentro do ambiente escolar ele auxilia o aluno em sua formação de valores e padrões dando a ele a oportunidade de refletir sobre sua cidadania, principalmente o que diz respeito aos seus direitos e deveres, sua capacidade de universalização. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ética do certo e errado, do bem e do mal, todo homem possui um censo ético, uma espécie de consciência moral, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.  Na escola não é diferente o professor é um constante avaliador e é na sala de aula que muitas vezes se inicia um processo de conscientização sobre o que é ser cidadão e a ética moral que se deve adotar de forma justa e aceitável. Aprender a ser cidadão é aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade e justiça.

 2.  TRABALHANDO A ÉTICA E A MORAL DENTRO DA ESCOLA

Ética é uma palavra que atualmente vem sendo muito utilizada dentro do contexto escolar, segundo Siegel (2012) A palavra ética surge do grego ethos que significa: hábitos, costumes e conduta, e a palavra moral, surge do latim mores que também significa conjunto de costumes e valores ambos se definem o conjunto de costumes em uma determinada sociedade, ou seja, é definida como um conjunto de práticas morais, considerados obrigações a serem seguidas pela sociedade. Ainda segundo Siegel a diferença entre estes aspectos é que a ética diz respeito ao campo da teoria, da ciência que estuda a questão moral e disso derivam os princípios universais para o comportamento, enquanto a moral refere-se mais ao modo de comportar-se, segundo os costumes de um grupo social ao que o indivíduo pertence. Infelizmente nem sempre estes temas são repassados no ambiente familiar e na escola o professor passa a ser a peça fundamental para abordar estas questões as quais são fundamental para que o aluno consiga se adaptar com as “regras” e comportamentos perante a sociedade.

 Com a inserção dos temas transversais dentro dos parâmetros curriculares, a ética se torna parte dos assuntos abordados e trabalhados dentro das disciplinas em sala de aula. As crianças e jovens estão no processo de aprendizagem e, portanto a ética deve-lhe ser ensinada e cobrada.

 Atualmente é comum ver nas escolas atos de violência e desrespeitos de todas as formas e sabemos que muito do comportamento ético do aluno tem como origem a família, principalmente os pais, porem cabe à escola a responsabilidade de conduzir o assunto e trabalhar junto com seus alunos buscando atingir um resultado satisfatório dentro e fora o ambiente escolar nos auxiliar a construção uma educação contra a violência.

 Os professores desempenham papeis fundamentais ao trabalhar ética dentro da escola, os jovens e crianças aprendem mais com exemplos do que com palavras, portanto é fundamental que professores e os demais membros da escola hajam de forma ética com seus alunos passando para os mesmos um importante modelo de comportamento ético que o acompanhara no decorrer de sua vida. [...] A ética freiriana sobre a ética se caracteriza principalmente na mudança de uma consciência ingênua para uma consciência crítica que é capaz de julgar e questionar a realidade social de maneira democrática. (SIEGEL, 2012, P.86). Neste contexto a ética de freire aborda que uma mudança positiva se dá através do diálogo e da participação de toda uma sociedade. “Segundo freire (1996, citado por siegel, 2012, p. 85)” [“...] Na pratica educativa, a consciência e a curiosidade são elementos fundamentais para a formação de um comportamento coerente, honesto e justo sendo consequentemente ética” [...].

De acordo com os Pcn´s (Brasil, 1997p. 26) uma das orientações para educação ética no Brasil segue a recomendação de que:  

 Na escola, o tema Ética encontra-se, em primeiro lugar, nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, o tema Ética encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento não é neutro, nem impermeável a valores de todo tipo. Finalmente, encontra-se nos demais Temas Transversais, já que, de uma forma ou de outra, tratam de valores e normas. Em suma, a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania.        

                                               

             Os pcn´s também orientam que a escola trabalhe a partir de quatro princípios básicos que são: o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade, e defendem uma ética baseada na afetividade: que esta ligada a sensibilidade das pessoas, ao bem estar psicológico pessoal e a busca da felicidade; e na racionalidade: que leva a legitimar as regras morais pressupondo a responsabilidade, a liberdade e o juízo.

   2.1 FORMANDO O JOVEM CIDADÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com