TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE PIRANHAS ALAGOAS

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 13

A INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE PIRANHAS ALAGOAS

Ana Carla Oliviera dos Santos

Aparecida da Silva Bezerra

Norma layla geronimo Fernandes

Thiago da Cruz Campos

Prof. Caroline Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social (Seso 0188)

13/06/2013

    Quando se pensa em exclusão da para saber logo facilmente que não é coisa favorável na realidade, que não sirva ou que seja descartável. É difícil para quem entende do assunto, olhar no mundo e ver que ainda existem tantas desigualdades sociais como a exclusão social. Por isso que para tudo tem um jeito, e a inclusão social está ai para combater as desigualdades, indiferenças que existem na realidade e com grande frequência colocando em prática o trabalho de trazer para incluir na sociedade aqueles que são excluídos e muitas vezes humilhares tratados como ser indiferente, que na verdade somos todos iguais. Nas escolas a ação é feita para incluir alunos com deficiências para estudarem junto normalmente aos outros alunos e serem tratadas com um carinho mais especial para que o individuo se sinta mais a vontade, e incentivando os pais a não desistirem de dar um futuro melhor a seus filhos com deficiência, também colocando em união alunos que são agredidos em forma de bullying, ou por causa da raça, cor etc. O combate a homofobia é um de muitas ações que são exercidas para incluir esses indivíduos na sociedadeBuscando assim resgatar uma sociedade mais justa e igualitária com direitos iguais para todos. É uma luta que a inclusão social deve de persistir mais e mais. Os problemas não param por ai, o mundo é cheio deles e é só ligarmos a TV o radio ou qualquer outro meio de comunição que damos logo de cara, e para complementar este tema da inclusão social colocamos aqui a questão da pobreza que ainda toma conta de uma grande quantidade de pessoas dos países do mundo inteiro, apesar de ver esse mundo cheio de riqueza, maravilhas e belezas, a realidade ainda esta meio ao avesso, desigualdades entre classes sócias é um dos principais problemas da exclusão social, o mais pobre é na maioria das vezes excluído, e sim por humilhação seja por outro que se sinto mais superar ou até problemas de saúde, falta de moradia, de emprego e um dos fatores mais importantes a alimentação as pessoas mais pobres.

Palavras-chave: Desigualdades, deficiência pobreza, incluir.

1 INTRODUÇÃO

   A inclusão social está relacionada a vários fatores que observamos em nossa  realidade, tendo como objetivo ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais como aquelas que sofrem de mentalidade, doenças que as deixam dependentes. Levando em conta, tal tema inclusive também o preconceito contra pessoas pelo gênero seja raça, religião, poder aquisitivo, sexualidade, etc. Todos esses exemplos estão vinculados a exclusão social que com a inclusão social vai fazendo seu papel na sociedade para que essas demandas venham a  se resolver a cada dia e para  que as pessoas tenham mais respeito com as diferenças de cada um, independente de idade ou rótulos.

INCLUSÃO SOCIAL (2014):

“É difícil pensarmos que pessoas são excluídas em nossa sociedade em razão das características físicas que possuem, como, cor dos olhos, altura, cor de pele, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela

sociedade, além dos idosos, e os negros, os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, os que sofrem da visão, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão daquelas pessoas com deficiência física, no mercado de trabalho”.

   Hoje as pessoas que se encontram com deficiência física tem maior liberdade na vida de viver sem tantas desigualdades, preconceitos e a falta de atenção, elas tem hoje uma realidade bastante diferente e muitas são as leis que as ajudam e apoiam a cada dia e favorecendo assim para uma sociedade justa e sem diferenças apesar de ainda existirem muitas. Mais na atualidade as pessoas especiais tem tratamento, estão sendo mais inclusas na sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO 

   A inclusão social é uma ação que combate a exclusão social na nossa sociedade e através dela que muitas pessoas com deficiência tem a oportunidade de se relacionar com a sociedade, fazendo com que suas vidas se tornem mais alegres e com oportunidade de se tornar um profissional assim como qualquer outra pessoa comum.           Vemos na realidade exemplos de pessoas especiais que fazem coisas tão surpreendentes, que tem força de vontade de viver mais e mais, sem desistir de forma alguma, nem toda pessoa tem esse potencial muitas das vezes é que muitos colocam pedras no caminho, mais se pensassem diferente fazia como essas pessoas que mesmo com deficiência lutam para conseguir no mundo uma imagem mais digna e espetacular e vencem na vida.

2.1 A DEFICIÊNCIA

   Um assunto relacionado também a inclusão social que tem como objetivo acolher a sociedade deficiente. Tem pessoas que já nascem com deficiência e outros que adquirem através de doença como exemplo deficiente mental, motora, auditiva, visual e múltipla ou adquire por algum acidente durante a sua vida, passando então a ser portadoras de deficiência física ou mental durante toda a sua jornada na terra.

Nas palavras de Luiz Alberto David Araujo (2001, p.26):

“O que define a pessoa portadora de deficiência não é falta de um membro nem a visão ou audição reduzidas. O que caracteriza a pessoa portadora de deficiência é a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade, O grau de dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade, O grau de dificuldade para a integração social é que definirá quem é ou não portador de deficiência. como “rol exemplificativo das causas da dificuldade da integração social”, as que seguem: a deficiência mental, os superdotados, os alcoólatras e viciados, as deficiências físicas, as deficiências visuais, as deficiências auditivas, as deficiências da dicção, as deficiências de locomoção, os portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, as deficiências do metabolismo e algumas deficiências pouco conhecidas, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a doença do xarope de bordo, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com