TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFRB

Projeto de pesquisa: A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFRB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.415 Palavras (26 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

O objeto do referido estudo é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), um programa do Ministério da Educação cujo um dos objetivos é incentivar a formação do professor nas Universidades do país, para a Educação Básica. Em 2009 lançou-se o Edital ao qual o Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Amargosa, foi contemplado. O estudo teve por objetivo investigar se os alunos bolsistas do subprojeto de Licenciatura em Física passaram a se interessar pela Educação Básica, após a inserção do programa na instituição. Desse modo justifica-se a sua relevância, pois a mesma servirá de reflexão e aprimoramento do projeto na UFRB. Para a realização dessa pesquisa adotamos a abordagem qualitativa além do estudo de caso. Um dos métodos de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas, a dez estudantes do curso de Licenciatura em Física envolvidos na proposta. Os resultados parciais apontaram para limitações do projeto na formação de professores de Física, visto que dos Licenciandos participantes, apenas um passou a se interessar pela Educação Básica por influencia do Projeto, sendo necessário repensar o programa a partir de uma política educacional mais ampla.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Licenciatura em Física, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

ABSTRACT

The study object of the present article is Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) [Teacher Training Intitutional Scholarship Program], a teacher-training program implemented by the Brazilian Department of Education through which one of the goals is to provide K12 teacher training in all Universities across the country. Thus, in 2009 the Department of Education released the program and the Centro de Formação de Professores at Universidade Federal do Recôncavo da Bahia was granted an amount of money. This way, the present study had as one objective to investigate whether or not undergraduate students participating in one of the subprojects for physics teacher training developed any kind of interest in becoming a physics teacher, after taking part in that project. This way the study may provide information capable of reviewing and improving the program within the University. To carry out this research a qualitative research beyond the case study. The methodology adopted to carry on the research was based on applying a semi-structured questionnaire, with open and closed questions, to undergraduate physics students. Research preliminary data pointed out limitations to the project in effectively training and motivating physics teachers, because of undergraduates participating, only one became interested in the Basic Education Project for influence of project, inside the physics major in the University, having as another result highlighting graduate studies as an alternative to overcome this issue. It also points out the need for reviewing the program on a broader base, being complemented by governmental improvement on overall educational public policies.

KEYWORDS: Teacher Training, Physics Teacher Training, Teacher Training Institutional Scholarship Program

Tensões na formação do professor no Brasil

Segundo Santos (2009) é visível perceber que o papel do professor sofreu uma profunda mudança e a sua atuação em sala de aula é tomada por uma constante tensão: a da existência da necessidade da manutenção de valores educacionais que estão postos, e da urgência de ressignificá-los, a importância de dar uma resposta a determinados modismos e a necessidade de mudar determinado conservadorismo, tensão entre a obediência de regimentos escolares e a sensibilidade para com as aspirações inovadoras da comunidade, tensão entre o papel da autoridade docente e a necessidade permanente do diálogo com os discentes, dentre outros.

Além disso, existe atualmente uma pressão por parte da sociedade que cobra dos meios educacionais e dos seus idealizadores novos métodos educativos, bem como meios de formação cultural e de construção e compartilhamento de conhecimentos. Isso implica que ser educador hoje em dia é muito diferente de 40 anos atrás (HAETINGER, 2009).

Nesse contexto, o bom professor passa a ser aquele que não está em sala de aula apenas como um mero transmissor de conhecimento. Sendo assim, a necessidade de formação de um professor pesquisador se apresenta pela necessidade da educação para o pensamento (BACKES, 2011). Entretanto, Cardoso (2009), ao analisar a formação de 32 alunos de Licenciatura em Ciências, no penúltimo período curricular, da Universidade Federal de Sergipe, constatou grandes dificuldades na formação do professor para a pesquisa.

Segundo esse autor, os alunos de Licenciatura em Ciências tiveram dúvidas na elaboração e na execução dos projetos, no planejamento de possíveis estratégias de ensino, além da não familiaridade com a pesquisa na área, o que dificulta a construção de tal competência na sua formação.

Além disso, a cada dia que passa a educação contemporânea busca romper com a perspectiva cartesiana que já não oferece respostas aos desafios sociais e educacionais na atualidade (HAETINGER, 2009). Sendo assim, faz-se necessário que a formação de professores seja capaz de superar a visão fragmentada do conhecimento, além de construir projetos de ensino interdisciplinares assumindo um papel estratégico, tendo em vista o compromisso destes profissionais com a construção da cidadania e com o preparo para o posicionamento e atuação consciente do cidadão frente aos novos problemas que se delineiam (NEVES e PIERSON 2001) fazendo com que o professor busque novas metodologias que garantam o aprendizado do aluno, de modo que o mesmo possa resolver problemas do seu cotidiano de maneira crítica, criativa e, sobretudo, de forma contextualizada.

Mediante esses inúmeros desafios, a sociedade brasileira vive em um constante paradoxo. Se for necessário, por um lado, que o professor cumpra tantas exigências nota-se, por outro, uma crescente desprofissionalização da carreira docente na atualidade, devido aos baixos salários, precária formação teórico-prática, falta de plano de carreira docente, apesar de haver legislação sobre o tema, além das deficientes condições de trabalho, o que inviabiliza o comprometimento ético dos docentes para a realização da sua profissão (LIBANEO, 2010).

Esse quadro tem reflexos assustadores quando analisamos especificamente o caso da Licenciatura em Física no Brasil. Um estudo realizado por Araújo e Viana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com