TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO

Por:   •  10/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO

Estática social se refere ao estudo dos componentes da sociedade necessários para sua estabilidade. Dentre estes componentes ressaltam-se as instituições[...] p.173

Instituições sociais são conjuntos de valores, crenças, normas, posições e papéis referentes a campos específicos de atividade e de necessidades humanas. As normas e os valores compreendidos por cada instituição orientam e regulamentam a satisfação das necessidades humanas. P.174

Grupos primários: família, namoro, grupo de amigos, vizinhança; intimidade, espontaneidade e informalidade

Grupos secundários: Igreja, Escola, Clube Social, Estado, Empresa, menor proximidade entre seus membros, maior número de indivíduos, relações formais;

Grupos Formais: Estado, Igreja, Escola, Partido Político, Sindicato

Grupos Informais: grupo de esporte, grupo de amigos, gangue;

INSTITUIÇÕES AXIAIS

São instituições universais (axial vem de raiz e essência): educação, recreação, política, religião, família, econômicas.

Família:

[...] como instituição, refere-se universalmente à orientação e a regulamentação das relações de parentesco, da procriação, das relações sexuais e da transmissão dos componentes intermentais básicos. (p.176)

Tipos: monogâmica, poligâmica (poligínica e poliandria), nuclear (pai, mãe e filhos), família extensa.

Instituições econômicas

As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas. Assim em todas as sociedades, para a produção, a circulação e a troca de bens escassos, existem crenças, valores, normas posições e papéis determinados. (p.178)

MÁXIMAS DE BEJANMINI

“Lembre-se que o tempo é dinheiro. Para aquele que pode ganhar dez shillings por dia pelo seu trabalho e vai passear ou fica ocioso metade do dia, apesar de não gastar mais que seis pence em sua vadiagem ou diversão, não deve ser computada apenas essa despesa; ele gastou, ou melhor, jogou fora. mais cinco shillings. “Lembre-se que o crédito é dinheiro. Se um homem deixa seu dinheiro em minhas mãos por mais tempo que o devido, está me dando os juros, ou tudo o que eu possa fazer com ele durante esse tempo. Isto atinge somas consideráveis quando alguém goza de bom e amplo crédito, e faz dele bom uso. “Lembre-se que o dinheiro é de natureza prolífica e geradora. (A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO).

Instituições Políticas

Função: controle social formal, representação política da população.

Religião

Dizem respeito às relações que os homens estabelecem com o domínio metaempírico da realidade, ou seja, com o que está para além da possibilidade de observação. (p.180)

Recreação

[...] como tudo que é feito em sociedade, é universalmente institucionalizada. São as formas de manifestação para aliviar as pressões do dia a dia. Carnaval, festas de aniversário, futebol etc.

Educação

Função: manutenção e continuidade e transmissão das normas, dos valores, dos símbolos e das crenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com