TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO USUÁRIO COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ALINE SILVA DE ANDRADE

A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO USUÁRIO COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Nome do Tutor Externo – Maria Judite Ludwing

Nome do Supervisor de Campo – Tayna Chaves

GUAÍBA

2019

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO.............................5

3 OBJETIVOS ...................................................................................................................7

3.1 OBJETIVO GERAL .....................................................................................................7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................................................7

4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................7

5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ...........................................................................8

6 METAS ...........................................................................................................................8

7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................9

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................................................10

9 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..................................................................10

9.1 GASTOS COM PESSOAL ..........................................................................................11

9.2 GASTOS COM MATERIAL .........................................................................................11

9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO .............................................................................11

9.4 ORÇAMENTO TOTAL .................................................................................................11

REFERÊNCIAS .................................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção é resultado do trabalho realizado na Clínica Nefrológica Guaíba no município de Guaíba durante o estágio II em Serviço Social, foram feitas pesquisas para a elaboração do projeto de demandas utilizando os diários de campo, analise institucional, observações, conversa com a equipe multidisciplinar, como intuito de trazer a demanda interna da instituição.

O modo de intervenção que irá realizar-se é uma mistura de teoria e pratica, aprimorando o que foi observado durante o estágio II, para futura aplicação do projeto. Objetivos gerais e específicos a serem desenvolvidos com os usuários, reunido os e grupos abordando a importância do cuidado com a saúde.

Em espaços distintos para pôr em pratica esta ação, sempre visando o objetivo do projeto, os usuários terão conhecimento e o significado do cuidado com sua saúde de formas diferentes, para que assim seja protagonista de uma vida longa e saldável durante o tratamento.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO

A clínica nefrológica Guaíba surgindo no ano 1996, foi fundada por um médico nefrológico, ao qual deu início ao tratamento de hemodiálise para 19 pacientes, a clínica atende os usuários sempre 100% SUS (sistema único de saúde).

Seu quadro de equipe multidisciplinar formou no ano de 1996, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, psicóloga, recepcionista, assistente social e serviços gerais.

Foi apontado na clínica uma grande demanda de usuários com dificuldades em se adaptar ao tratamento de hemodiálise.

O presente projeto visa implantar um plano de ação para atuar junto a pacientes em hemodiálise, com o objetivo de minimizar o índice de problemas de saúde no tratamento. O plano será desenvolvido na clínica, busca-se aqui orientar quanto aos benefícios que o tratamento de hemodiálise oferece aos pacientes, na tentativa de demonstrar que o não cuidado no tratamento gera maiores complicações à saúde. Desse modo, pretende-se expor toda a necessidade de aderência ao tratamento e, por fim, os benefícios que a atuação do serviço social e da equipe multidisciplinar podem trazer para melhorar a qualidade de vida destes pacientes.

Trabalhar com pacientes renais crônicos incide em lidar com a dor, sofrimento e perdas constantes, portanto pensamos a prática social de forma interdisciplinar, que vem apresentando-se como uma possibilidade de garantir uma qualidade de vida para essas pessoas.

Considerando a necessidade de criação de novos valores éticos, fundamentados na definição mais abrangente, de compromisso com os usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social;(código de ética Profissional do Assistente Social-  RESOLUÇÃO CFESS N.º 273/93)

O trabalho do serviço social na saúde, especificamente no atendimento ao paciente portador da doença renal crônica, visa cada vez mais dar assistência integral ao paciente, aprimorando as técnicas e processos de trabalho, fundamentais para mediar os conflitos do usuário

O assistente social nesta perspectiva mediar, possibilidades de atender esse usuário que possui suas particularidades por ter uma doença séria e que requer constante controle.

Quanto à questão que indagava sobre a consolidação da Política de Saúde frente às especificidades da doença renal crônica e do tratamento devido, o assistente social compreende como sendo suas contribuições e objetivos ser um intermediador de Políticas Públicas que garantam a saúde em seu sentido mais amplo, assim como orientações aos pacientes, de forma educativa e preventiva, sobre o tratamento dialítico, de modo a garantir que seus direitos sejam cumpridos de forma sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com