TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROGRAMA BOLSA FAMILIA E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Vera Cruz

2019

PROGRAMA BOLSA FAMILIA E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho apresentado à disciplina, Introdução ao Serviço Social, do curso Serviço Social da UniJorge EAD, pólo Barra do Gil, como requisito parcial para aprovação da mesma.

Professora: Rita de Cássia

Vera Cruz

2019

INTRODUÇÃO

Bom, explanar sobre programas sociais, principalmente o bolsa família, é algo um pouco desafiador e instigante para quem vai redigir. Porém, não vamos tratar como assunto político, mas sim, trazer uma reflexão, seus objetivos e perspectivas.

O PBF (Programa Bolsa Família) tem um papel importante de ajudar famílias carentes na quais muitas não têm condições, contribuindo de forma significativa para a redução da extrema pobreza e da desigualdade; o programa contribui para a melhoria da alimentação e nutrição das famílias beneficiadas. Para o Brasil ele tem um papel importante, porque a má distribuição de renda trás graves problemas de amplitude social.

O assistente social tem um papel importante nos âmbitos de execução, gestão e planejamento de políticas públicas, onde realizam ações que pretendem garantir o acesso de segmentos da população a serviços e benefícios, como Previdência, Saúde e Assistência Social.

A seguir iremos abordar um pouco mais sobre o programa e a importante do papel do assistente social para a continuação do programa.

Programa Bolsa Família e o papel do Assistente Social e sua importância  

Para isso temos que entender o que é programa social? Que nada mais é que, uma iniciativa destinada a melhorar as condições de vida de uma população. Ou seja, criar iniciativas, políticas sociais e econômicas, para diminuir a pobreza e as desigualdades, para assim melhorar a qualidade de vida.

A pobreza apresenta-se como um dos perversos problemas a ser enfrentado em nossa sociedade, resultante de uma combinação de fatores sociais, políticos e econômicos. Nesse contexto de desigualdade social, surge no Brasil às políticas públicas de transferência de renda para uma parcela da população, caracterizada em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Surgem vários programas de transferência de renda, dentre eles, o maior programa de transferência de Renda da história do Brasil, o Programa Bolsa Família (doravante, PBF), do Governo Federal.

O Programa Bolsa-Família foi criado pelo Governo Federal na forma de da uma renda para as famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Tem como principal objetivo promover a independência e autonomia de seus beneficiários, garantindo qualidade de vida. Segundo Araújo (2011), A pobreza extrema no Brasil, de 2003 a 2011, caiu de 10,9% para 5%, segundo Jorge Abrahão de Castro, diretor de estudos e políticas sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um dos especialistas convidados que participou da divulgação dos dados pela ONU. Isso indica que apesar de tudo, a criação do programa social teve seu papel e tornou-se muito importante para a diminuição destes índices.

Para ser beneficiário do programa as famílias precisam fazer um cadastro o CadÚnico, e para isso a necessidade de um grupo de pessoas responsáveis pelo sistema de cadastramento, é uma dessas pessoas e o assistente social, que será responsável pela coordenação da identificação das famílias que compõem o público-alvo do Cadastro Único.

A atuação do assistente social em programas oferecidos pelo Governo Federal no campo dos direitos sociais onde, o assistente social, com capacidade teórico-metodológico, técnico-operativo e ético político realizam seus processos de trabalho contribuindo para que os sujeitos usufruam de seus direitos ao participarem do Programa Bolsa Família. A atuação do assistente social surge como forma de apaziguar as relações sociais que advinham de conflitos sociais, políticos e, principalmente, econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com