TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Igualdade de Gênero

Por:   •  20/4/2019  •  Dissertação  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Igualdade de gênero – Limites e possibilidades

Para falarmos, sobre os limites e possibilidades para promover a igualdade de gênero, devemos em primeiro lugar entender qual a diferença entre a palavra “sexo” e a palavra “gênero”.

O conceito de “sexo” cabe ao campo da biologia e explica o conjunto de características biológicas e fisiológicas que distinguem os homens e as mulheres.

Já, o conceito de “género” é um conceito social que cita as diferenças existentes entre homens e mulheres, diferenças essas não de carácter biológico, mas resultantes do processo de socialização. O conceito de género descreve assim o conjunto de qualidades e de comportamentos que as sociedades esperam dos homens e das mulheres, formando a sua identidade social.

O enfoque aqui realizado é sobre o conceito social, mais diretamente nas relações que se estabelecem entre os homens e as mulheres, pelos diversos grupos que as compõem. Estas relações de género se caracterizam por serem diferentes de cultura para cultura, de religião para religião, ou de uma sociedade para outra; motivadas por diferentes motivos tais como a etnia, a classe social, a condição e a situação das mulheres; existindo uma hierarquização dos géneros, pela qual os homens têm um lugar privilegiado em relação às mulheres.

Com a existência da desigualdade em relações de género, é necessária uma urgente intervenção ligada a várias esferas da sociedade, com o propósito de dar oportunidades de participação, reconhecimento, igualdade e valorização de homens e mulheres, em todos os setores da sociedade, político, económico, profissional, pessoal e familiar em sentido igual.

Diversos conflitos fizeram com que as mulheres buscassem igualdade. No Brasil, o principal marco da luta dos direitos femininos foi conquistado com a Constituição de 1988, que teve como maior motivador a carta das mulheres aos constituintes de 1987, que enumerou diversos direitos, visando a igualdade e melhor tratamento democrático. Apesar de tanta luta e conquistas, ainda é alarmante a resistência ao mundo patriarcal e a dificuldade do acesso de mulheres em espaços ocupados em sua maioria pelos homens. Mesmo com seus direitos teoricamente garantidos perante a lei, as mulheres ainda são vítimas de discriminação.

É necessário discutir o assunto por meio de manifestações e políticas públicas voltadas especialmente ao amparo e proteção da mulher, e um maior diálogo e abrangência do assunto pelos homens.

A ação só terá êxito com a participação de toda a sociedade e com o uso de atitudes corretas às particularidades de cada gênero.

Referencias:

Disponível em:

www.passeidireto.com/arquivo/22893642/cadernocaritas-fasciculo-i-igualdade-de-genero Acesso: 19 mar. 2019 21:20:10.

www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI258573,11049-Genero+em+debate+a+busca+pela+igualdade+e+valorizacao+da+mulher.

Acesso: 22 mar.2019 22:15:05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com