TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da ética

Monografias: A Importancia Da ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da ética – é o estudo geral do que é bom ou mal. É a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito. Não estabelece regras, ao contrário da moral. A ética é o indicativo do que é mais justo ou menos justo diante de possíveis escolhas que afetam terceiros.

Objeto: Comportamento humano no interior de cada sociedade.

Objetivo: Estudo deste comportamento com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas.

A ética é a busca do equilíbrio entre os indivíduos nas mais diversas situações e objetiva investigar o que é considerado bom para determinada sociedade e, como todas as sociedades estão relacionadas entre si de alguma maneira, é de se esperar que a ética seja a base de cada uma delas.

Tem como função essencial a tarefa de investigar a realidade dentro da qual cada momento da historia foi vivido e explicar os valores que conduziram a determinado tipo de comportamento, isto é, a determinado tipo de moral que naquele momento foi aceito. Visa diminuir o nível de conflitos de interesses dentro da sociedade.

Comportamento ético – esta ligado a fatos ocorridos no dia a dia das pessoas, refletindo suas ações frente a cada situação específica. È considerado o comportamento ético aquele esperado dos indivíduos em sociedade nas mais diversas situações. Neste sentido muitas entidades possuem Códigos de ética, que regram as características éticas específicas de cada profissão.

Fatores influenciadores da ética- Valores culturais da família, ensinamentos transmitidos na escola, grupos de amigos, locais frequentados.

Consciência ética – é um estado decorrente da mente e do espirito, através do qual não somente aceitamos modelos de conduta, como efetivamos julgamentos próprios, ou ainda, nos condicionamos, mentalmente, para a realização de fatos inspirados na conduta sadia para nossos semelhantes.

Ética nas empresas – é a forma educada e correta de tomar atitudes perante as pessoas. Um comportamento ético coerente exercido pelas pessoas no ambiente organizacional com certeza proporcionará condições favoráveis para o sucesso da empresa pode ser afetada, prejudicando a si próprio e os objetivos coletivos.

Como a sociedade pode ajudar as empresas a cumprir suas obrigações sociais: Fixar regras claras e consistentes, tornar as regras tecnicamente viáveis, certificar-se de que as regras são economicamente viáveis, criar regras que gerem perspectivas e que não sejam retroativas, gerar regra que enfoquem as metas em vez de prescrever procedimentos.

Código de ética: é uma declaração formal que funciona como um parâmetro ético de como as pessoas de uma empresa em particular devem agir e tomar decisões.

Padrões de conduta ética para contadores gerenciais: 4

Competência: manter um nível apropriado de competência profissional por meio do desenvolvimento continuo de seus conhecimentos e habilidades. Executar suas tarefas profissionais de acordo com as leis relevantes, regulamentos e padrões técnicos. Preparar demonstrativos completos e claros e recomendações depois de análise apropriada de informação relevante e confiável.

Sigilo (confidencialidade): Abster-se de revelar informações confidenciais adquiridas no curso de suas atividades de trabalho, exceto quando autorizados, a não ser que abrigados por lei. Informar adequadamente os subordinados em relação à confidencialidade de informações adquiridas no curso de suas atividades de trabalho e monitorá-las para garantir a manutenção da confidencialidade. Abster-se de usar ou demonstrar usar informações confidenciais adquiridas no curso de suas atividades de trabalho para fins não éticos ou ilegais, seja pessoalmente ou por meio de terceiros.

Integridade: Evitar conflitos de interesse, reais ou aparentes, e esclarecer a todos os grupos afins sobre qualquer conflito potencial. Abster-se de se engajar em qualquer atividade que possa prejudicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com