TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Serviço Social

Por:   •  27/9/2018  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Como a análise da fala da conferencista doutora Maria Rosangela Batistoni, a proposta é pensar nos fundamentos do serviço social seu significado e atualização, respondendo aos desafios, dilemas do tempo presente. Ela fala do movimento de intenção de ruptura com o conservadorismo, que deu origem ao movimento de reconceituação do Serviço Social.

 Este movimento teve origem nos anos 60, mas rendeu frutos na década de 80, mais especificamente em 1979 com o Congresso da Virada, onde ocorreu diversas discussões acerca da modernização profissional, estabelecendo um projeto ético-político profissional, foi um momento de reconhecimento da assistente social como pertencente a classe trabalhadora e inserido na luta por direitos com os trabalhadores, e no combate a toda forma de exploração e opressão.

Vale ressaltar também uma renovação das diretrizes curriculares que norteiam a formação profissional e de uma mudança no perfil dos profissionais que assumem uma postura crítica que pensa analisa e decifra a realidade social e busca entender todas as máscaras do capitalismo no brasil e suas atualizações, revelando sua condição de pais dependente e subordinado.

Ela cita a questão das crises do capitalismo e as contrarreformas que acaba sufocando os investimentos e efetivação de políticas sociais e acabam por ignorar as contradições, e como resposta da economia capitalista a essa longa onda de crise se estabelece na internacionalização da produção e do mercado num profundo desenvolvimento desigual e combinado.

Nesse contexto brasileiro de crise da democracia e de representação que falava em nome dos trabalhadores mais não em seus interesses, poderia ser favorável as lutas dos trabalhadores, mais acabam por dificultar sua organização, principalmente a operaria, devido a precarização de suas condições de vida e de trabalho, causando um aumento na concorrência e do individualismo, do rebaixamento salarial e do crescimento do desemprego.

Com tudo, permanece algumas lutas do classe trabalhadora, protagonizadas pelas minorias, movimentos negos, indígenas, direitos das mulheres, lgbt. Movimentos esses importantes para decifrarmos através de pesquisas rigorosas os desafios da questão social na atualidade fundada na formação histórica e social brasileira.

Como fechamento, a professora Batistoni fala dos desafios da categoria profissional na contemporaneidade, do combate as forças travestidas conservadoras, da questão da comercialização do ensino superior que vem expandindo suas vagas em instituições empresariais privadas, do ensino a distância, a quebra inclusive nas universidades do tripé, ensino, pesquisa e extensão, que representa a base do projeto de formação profissional de qualidade entre outros inúmeros desafios emparentados.

O debate é inspirado na teoria social crítica e orienta a linha de interpretação do serviço social na divisão social e técnica do trabalho no âmbito das relações entre o estado e as classes sociais e também informa e orienta a ação e a formação acadêmica especialmente, esse patrimônio sócio histórico e profissional.

Um debate que resgata a historicidade da profissão, seja na reconstituição da sua história da sua trajetória na formação sócio histórica brasileira, seja na explicitação das particularidades e da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, início da crítica teórico-metodológica, ao conservadorismo e a vulgarização de interpretação do marxismo que influenciaram o Serviço Social, ela se deu devido a polemica em torno das relações entre história, teoria e método no Serviço Social no movimento de reconceituação latino-americana no início da intenção de ruptura no pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (186.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com