TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  25/10/2015  •  Dissertação  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

                           A luta pela defesa dos direitos humanos

  A luta pelos direitos humanos e pela defesa dos direitos humano, ocupou boa parte da historia recente da humanidade. Mas a partir da segunda metade do século XX que o reconhecimento desses direitos passa a ser afirmado internacionalmente. E cada vez mais os direitos humanos tornaram parte importante na vida politica do mundo, eles fazem parte das principais constituições e democracias do planeta, fazem parte dos principais acordos e instrumentos internacionais que tem como principal fiel às organizações unidas a ONU e varias outras organizações do chamado proteção aos direitos humanos. Mas apesar dessa proteção, vários países da América latina e o Brasil ainda vivenciam situações de violação de direitos humanos, muitas vezes ligados a estagnação do crescimento econômico.

           A afirmação de que a sociedade internacional tem responsabilidade pela vida e pela proteção dos direitos humanos do indivíduo, independentemente de seu próprio Estado, ganha força após a II Guerra Mundial, especialmente diante da proliferação dos refugiados e apátridas.  E a percepção do abandono em que se encontrava o indivíduo quando não estava vinculado a nenhum Estado como os refugiados e os apátridas motivou à criação de um regime internacional, que pela primeira vez é reconhecida a existência do individuo no cenário internacional. E nesse sentido são considerados marcos fundador do direito internacional dos direitos humanos a assinatura da Carta de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) 1945, a carta de fundação do Tribunal de Nuremberg (1945-1946) e a Declaração Universal dos direitos humanos (1948). A carta da ONU reconhece como legitima a preocupação internacional com os direitos humanos, o Tribunal de Nuremberg estabelece a responsabilidade individual pela sua proteção e a Declaração Universal enumera o conjunto de direitos civis, políticos, econômicos e sociais, considerados fundamentais, universais e indivisíveis.  Ao longo dos anos, uma serie de outros acordos sobre conjuntos mais específicos de direitos vieram a somar se a esses documentos iniciais. Dessa forma essas resoluções seriam os melhores instrumentos a partir do qual tanto os estados, quanto as sociedades civis teriam a capacidade de ajudar no aperfeiçoamento, na legitimidade nos contextos nacionais e nos contextos locais.

         A ONU passou a atuar na fiscalização e em iniciativa proteção dos direitos humanos por meio de investigações promovidas pela comissão dos direitos humanos e também através de investigação nos diversos comitês específicos estabelecidos pelos diferentes pactos internacionais. Ao longo da história, a ONU desempenhou um papel fundamental para se alcançar um consenso internacional sobre ações para o desenvolvimento para alcançar progresso em todos os aspectos do desenvolvimento econômico e social. Áreas fundamentais como o desenvolvimento sustentável, os direitos das mulheres, os direitos humanos, a proteção do meio ambiente e a saúde tiveram continuamente objetivos definidos, acompanhando programas para torná-los realidade. Mas apesar desta forte legitimação e da presença dos direitos humanos e dos principais acordos jurídicos que hoje conforma as regras das relações internacionais o tempo todo a sociedade convive com a violação dos direitos humanos. Boa parte dessas violações decorre do atual processo de globalização politica pelo qual passa as sociedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com