TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade nas series inicias

Por:   •  11/11/2017  •  Artigo  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 20

A LUDICIDADE NAS SÉRIES INICIAIS: ESTUDO NA E.M.E.I.F.J. PIRES 2°E 3° ANO.[pic 1]

Odenilza Jerônimo da Silva[1]

Sara Cristina de Oliveira Romero[2]

Prof. Orientador João[3]

RESUMO

Este trabalho aborda a importância da atividade lúdica no cotidiano da sala de aula, mais precisamente nas series iniciais, é relevante, uma vez que o lúdico além de produzir prazer e divertimento ao mesmo tempo, desenvolve no educando habilidades cognitivas, motoras, atenção, movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros. Sabe-se que a atividade lúdica é uma medida que renova e inova o trabalho na educação infantil, e que trabalhar a partir do lúdico requer entender o que a criança necessita para se desenvolver, enquanto um ser ativo, pensante e criativo. A brincadeira direcionada proporciona as crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de varias habilidades úteis a sua vida social e afetiva.  Desta forma, os objetivos desta pesquisa são: Proporcionar a importância da inserção do lúdico, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança; Verificar como a criança aprende através do lúdico, e como elas desenvolvem importantes capacidades como: socialização, criatividade, memorização, imaginação, amadurecimento e o respeito mútuo entre as mesmas; Analisar a influência que o lúdico tem no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho. Portanto, para realizar este trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema e a pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Jacinta Pires. Logo, espera-se que este estudo proporcione uma leitura mais consciente acerca da importância do lúdico na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico – Aprendizagem - Ensino - Criança

1-INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem a finalidade de demonstrar o beneficio do lúdico no desenvolvimento da criança na alfabetização, agindo como facilitador do aprendizado na sala de aula, mostrando o quanto a ludicidade é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida da criança. Desta forma, as brincadeiras resolvem conflitos internos, potencializando aspectos emocionais, psicossociais e é caracterizado por ser espontânea funcional e satisfatória, não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado. Sendo que o mesmo acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos, pois é o momento que a criança entra no seu mundo de imaginação.

        Desta forma, os jogos e brincadeiras são instrumentos pedagógicos para o desenvolvimento de potencialidades, o educador por sua vez é o mediador para que não haja cobranças excessivas e sim um convívio prazeroso durante a aula. Uma vez que o lúdico além de produzir prazer e divertimento ao mesmo tempo, desenvolve no educando habilidades cognitivas, motoras, atenção, movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros. É necessário que, adquire hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, propicia hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolve o espírito de iniciativo, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas. 

        Portanto este artigo ciêntifico visa relatar os dados obtidos pelas observações sobre a importância do lúdico no 2º e 3º ano do ensino fundamental, relacionado com o ensino de aprendisagem. Podemos observar que nessa faixa etarria os alunos buscam o conhecimento atraves de atividades diversificada como jogos e brincadeiras.  A ludicidade e a criança caminham juntas desde o momento em que se fixa a imagem da mesma como um ser que brinca. Com isso a aprendisagem esta ligada intimamente a criança, o ato de aprender é indispensavel a todo ser humano.

2- METODOLOGIA

A metodologia utilizada nesta pesquisa é a qualitativa, com o objetivo de compreender os dados descritos em estudo, mediante o contato direto e interativo com os sujeitos da pesquisa e a partir dessa análise, a pesquisadora obteve maiores condições de compreender melhor o fenômeno estudo, e assim, oferecer com mais segurança, sugestões e possíveis direcionamentos mais apropriados.

                 Segundo Maanem (1979:521):

Os métodos qualitativos se assemelham a procedimentos de interpretação dos fenômenos que empregamos no nosso dia-a-dia, que têm a mesma natureza dos dados qualitativos que o pesquisador qualitativo emprega em sua pesquisa.

                

                 Dessa forma, verifica-se a necessidade de estabelecer a delimitação da problemática em estudo, por meio de observações prévias e do diálogo no campo de pesquisa. A adoção destas estratégias favoreceu, a percepção da forma como ocorre o relacionamento dos alunos com o lúdico, a relação existente entre escola e professores em situações práticas em que há casos que interferem no emocional e consequentemente no rendimento escolar das crianças.

                 Portanto, a primeira parte da pesquisa envolve o levantamento de fontes bibliográficas sobre os autores que abordam a importância do trabalho lúdico na escola, a partir da leitura de alguns autores, sendo encontradas respostas aos questionamentos levantados e, partindo deste princípio, foram desenvolvidos estudos por meio da pesquisa, sobre a relação que a escola tem no processo de ensino e aprendizagem.

                            Na segunda parte, foi utilizada a observação participante in loco, mais precisamente na E.M.E.I.F Jacinta Pires de Casa de Tábua - Pará, no qual os sujeitos da pesquisa foram dois  professores e 20 alunos do 2° e 3° ano.  Como instrumento e técnica de coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula, leitura de textos relacionados ao tema em estudo e registro documental.

3- DESENVOLVEMENTO

3.1- O LÚDICO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO NAS SERIES INICIAIS.

Os estudos sobre ludicidade teve início no século XIX com discussões sobre sua importância. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode expressar-se, criticar e transformar a realidade. Para que a ludicidade avance na educação é preciso fazer-se uma reflexão sobre o processo de ensinar e aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com