TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE NA PRÉ-ESCOLA E EM SÉRIES INICIAIS: UM PROCESSO CONTÍNUO NA APRENDIZAGEM

Por:   •  19/6/2018  •  Monografia  •  7.193 Palavras (29 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO PEDAGOGIA

JORGIANA DA COSTA SANTOS

A LUDICIDADE NA PRÉ-ESCOLA E EM SÉRIES INICIAIS: UM PROCESSO CONTÍNUO NA APRENDIZAGEM

SERRA

2018


JORGIANA DA COSTA SANTOS

A LUDICIDADE NA PRÉ-ESCOLA E EM SÉRIES INICIAIS: UM PROCESSO CONTÍNUO NA APRENDIZAGEM

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: ALINE MARIA FERREIRA DE SOUZA DOS REIS

SERRA

2018

AGRADECIMENTOS

Deus

“Deus está no controle”

Agradeço primeiramente a Deus por ter me abençoado com esta graduação. Nas horas de angústia, o Seu “agir” em minha vida, foi meu sustento. Me sustentou falando e usando pessoas para falar que estava no “controle”, mostrando-se criador e cuidador. A Ele, pra Ele e Dele são todas as coisas.

Família

Esposo: ao meu amado esposo, que foi muito atencioso, compreensivo.

Filhos: todo meu esforço, garra, dedicação, todas minhas vitórias e por eles (Scarlet, Slanni e Stêvão), razões do meu viver. Dedico mais está conquista a eles, agradecida a Deus por ter me presentiado com filhos maravilhosos, agradeço a vocês meus filhos pela compreenssão. Antes de vocês nada teria sentido.  


RESUMO

Este estudo tem como foco discutir o tema a ludicidade na pré-escola e em séries iniciais: um processo contínuo na aprendizagem, visto que o lúdico contribui para o desenvolvimento físico, intelectual ou mesmo moral das crianças em idades correspondentes à frequência no ensino fundamental. Objetivou-se também conhecer  a problemática de adaptação ocasionada no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. Portanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de estudo de campo com observações  descritiva e reflexiva, e, pesquisa de abordagem qualitativa a respeito do pensamento dos professores quanto aos possíveis resultados que o lúdico como instrumento facilitador na prática pedagógica pode trazer para a criança inserida nas séries iniciais. Para a coleta de dados foi realizado uma entrevista com questionário elaborado pela autora do trabalho. Os dados foram analisados qualitativamente e confirmaram que o uso do lúdico é de suma importância para o desenvolvimento da criança e que estes contribuem significativamente para sua aprendizagem. Em resumo, a pesquisa mostra que a escola tem um papel fundamental em inserir no planejamento as atividades lúdicas.

Palavras - chaves: Ludicidade; desenvolvimento;aprendizagem.

ABSTRACT

This study aims to discuss the theme of playfulness in preschool and in initial grades: a continuous process in learning, since the playful contributes to the physical, intellectual or even moral development of children at ages corresponding to the attendance in elementary education. The objective was also to know the adaptation problem caused in the transition process from Early Childhood Education to Primary Education I. Therefore, a bibliographic research was carried out followed by a field study with descriptive and reflexive observations and a qualitative approach to thinking of the teachers as to the possible results that the playful as a facilitating instrument in the pedagogical practice can bring to the child inserted in the initial series. For data collection, an interview was conducted with a questionnaire prepared by the author of the study. The data were analyzed qualitatively and confirmed that the use of play is of utmost importance for the development of the child and that these contribute significantly to their learning. In summary, the research shows that the school has a fundamental role in inserting in the planning the play activities.

Key - words: Ludicidade; development; learning.

SÚMARIO

1.        INTRODUÇÃO        5

1.3.1        Geral        6

1.3.2        Específico        7

2.        A CRIANÇA E A NECESSIDADE DE BRINCAR        9

3.        APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL        13

4.        O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO TRABALHO DE CAMPO        20

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

6.        REFERÊNCIAS        25

   ANEXO


  1.  INTRODUÇÃO

Como recurso dinâmico inovador, porém utilizado desde tempos antigos, temos hoje o lúdico sendo uma das técnicas didáticas, que surgiu dentre outras, para auxiliar na aprendizagem tornando a educação mais prazerosa e eficaz. O lúdico através de jogos, brinquedos e brincadeiras, da música, da dança e de outros atributos dessa natureza (ludicidade) possibilita a exercitar o cognitivo, o social e a coordenação motora fina e grossa, estimulando a criança a novas descobertas que contribui com o seu desenvolvimento psicopedagógico.

O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo ajudar na compreensão e reflexão sobre a utilização do lúdico como ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, tornando a aprendizagem dinâmica, prazerosa e eficaz em forma de interação social, no contexto social da criança que tem o brincar como parte de sua natureza.

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano” (Jean Piaget)

Portanto, ao adequar na prática pedagógica a necessidade do brincar que a criança possui, com o tempo de maior criatividade que Piaget afirma ser na infância, o professor implementa o lúdico como instrumento fundamental que desenvolve na criança a capacidade de criar brincando, trabalhando a interação entre os alunos codificando e decodificando o aprendizado na educação, construindo um fundamento que ajuda as crianças a enfrentar suas dificuldades em diversos fatores como o pensamento, o raciocínio, a linguagem e percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com