TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta por Direitos e a Criminalização dos Movimentos Sociais

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

A Luta por Direitos e a Criminalização dos Movimentos Sociais

                

O processo de criminalização dos movimentos sociais e suas estratégias adotadas pelas classes dominantes como por exemplo, a violência, com vistas a bloquear as lutas sociais por direitos se dá em várias dimensões e âmbitos, sejam eles através da distorção de fatos e ações realizadas pelas organizações populares ou por meio da criminalização judicial e diversas formas.

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Todos são iguais perante a Lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no país a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, ou seja, todo o indivíduo sem exceção tem direito a essas garantias, independente da raça, cor da pele, origens familiares, ideologia partidária ou posição social.

O processo de criminalização avança no Brasil com ares de potência institucional, associado a sofisticação da violência. Este trabalho tem como objetivo debater em um estado democrático de direito, os movimentos sociais instrumentos de resistência e reivindicação, quando enfrentam pautas que a sociedade civil ou outras entidades não teriam meios ou vontade política de abordar a criminalização. O controle penal e a classe trabalhadora são um fenômeno orgânico ao advento das relações de produção capitalista que afirmavam e difundiam que o crime era aplicado basicamente para punir as chamadas classes perigosas.

Enfrentam uma poderosa coalização de interesses que combatem, visando mudanças e avanços políticos e jurídicos. Os movimentos sociais conseguiram evoluir e se enquadrar em contexto histórico distintos, por meio de estratégia e reinvindicação de direitos na sociedade demonstrando os conceitos relevantes para compreender a realidade brasileira, que cada dia caminha para o silenciamento de mais movimentos sociais, visando fortalecer a sociedade civil e a democracia para valer seus princípios em suas lutas diárias pela igualdade no Brasil.

Francis Meire dos Santos da Rocha Prado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com