TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maioridade Penal

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho visa correlacionar três textos sobre o tema da Maioridade Penal, os textos serão analisados e discutidos no decorrer da atividade, onde serão explicitados os benefícios e as desvantagens na responsabilização de adolescentes, sendo imputados pelos atos ilícitos cometidos numa sociedade excludente de direitos a uma comunidade excluída por suas mazelas cotidianas.

Toda divergência em relação a redução da maioridade penal vem através da educação, num pais onde não se investe nos seus adolescentes e jovens não se tem esperança na redução da marginalidade e segregação social existente nos dias atuais.

Tendo em vista que sejam cruciais as leis desses país e não investirem no crescimento de uma população juvenil que vem crescendo assustadoramente, é imprescindível dizer que sem um apoio governamental não haverá mudanças na criminalidade.

Desenvolvimento

A violência vem crescendo excessivamente e isso vem assustando a sociedade que sempre cobra do Estado uma solução plausível para acabar ou reduzir a insegurança causada por esses danos. Essa discussão tem colocado em pauta crianças e adolescentes que comentem infrações, a partir daí surge a polêmica que envolve a redução da maioridade penal. Alguns estudos são a favor e outros contra a redução da maioridade penal, de um lado temos políticos a favor com argumentos que priorizam o amadurecimento intelectual e emocional do adolescente para que assim o mesmo possa ser responsabilizado penalmente, do outro lado temos profissionais do direito e áreas sociais que trabalham diretamente com essa população de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e resguarda a legislação atual. Esses técnicos compreendem que as medidas socioeducativas presentes no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) proporcionam a reeducação dos adolescentes em conflitos com a lei.

São usados argumentos nada convincentes a favor da redução, concerne que a consciência desses adolescentes sobre seus delitos são de sua responsabilidade, tendo a necessidade de culpa-los pelos atos cometidos. Já os que não apoiam tal atrocidade explicitam que o ECA é prenunciador no que diz respeito aos direitos da criança e adolescente.

O Artigo 53 do ECA reproduz a ideia de somos todos responsáveis por essas crianças e adolescentes:

Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com