TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Por:   •  11/6/2016  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Serviço Social

Natalia Cristina Saragossa Lobo

CÓD. 825.144/ 1º ETAPA

A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

RIBEIRÃO PRETO

2016

Natalia Cristina Saragossa Lobo

A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Trabalho apresentado à Unaerp, como requisito parcial de avaliação na Disciplina de Gestão do Conhecimento.

                                                                Profª. : Ana Paula

RIBEIRÃO PRETO

2016

        Resenha do artigo: A Entrada da Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): conquistas e perspectivas

A partir de março de 2011 a musicoterapia passou a integrar o corpo de profissões no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e isto é um grande avanço, pois, a musicoterapia é uma profissão essencial para a área social porque o musicoterapeuta age no desenvolvimento teórico prático no campo social, ou seja, a profissão atua diante da realidade brasileira, para grupos vulneráveis que necessitam de um atendimento de acordo com a realidade vivida.

As ações dos musicoterapeutas sociais se caracterizam em promoção e produção de saúde a comunidades vulneráveis através do fazer musical, que consiste na realização de ações que permitem a criação de vínculos positivos entre ambas as partes. E essas interações permitem que a comunidade atendida se sinta mais acolhida e harmonizada. Além de que, ajuda o indivíduo a alcançar uma melhor qualidade de vida, a ter uma melhor relação intra e/ou interpessoal e a atingir necessidades emocionas, físicas, sociais e cognitivas.      

Essa integração da Musicoterapia no SUAS representa, na atualidade, uma grande conquista dos profissionais no Brasil, “bem como a construção e o reconhecimento a qual dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social.” (GUAZINA, L; et al. 2011).

Apesar de o musicoterapeuta contribuir bastante para o serviço social, há ainda a necessidade de o profissional investir mais na sua formação referente às perspectivas de trabalho social e no desenvolvimento de pesquisas neste campo.    

        Foi através de movimentações políticas do Grupo de Trabalho da Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (GT MT/SUAS) da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) que a musicoterapia foi incluída no SUAS. Tudo começou em 2010 quando o grupo se constituiu e passou a atuar junto ao Conselho Nacional de Assistência Social. Esse grupo surgiu graças à ação da musicoterapeuta Jakeline Silvestre Fascina Vitor que levou o tema para ser debatido na Associação de Musicoterapia do Paraná (AMT-PR). Logo após algumas reuniões, a AMT-PR convidou a musicoterapeuta Laize Guazina para coordenar o grupo GT MT/SUAS e, assim, as duas musicoterapeutas participaram de reuniões (que foi o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Assistência Social Região Sul e o Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social) para que a profissão de musicoterapia fosse incluída no SUAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com