TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DE PROFISSONAS PSICÓLOGOS NAS ESCOLAS

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A NECESSIDADE DE PROFISSONAIS PSICOLOGOS NAS ESCOLAS

A cada dia mais vemos um numero crescente de violência nas escolas, seja, por preconceitos, bullying        , exclusão sociais e afins. São as mais variadas formas que fazem o índice de violência crescer, e a falta de um profissional capacitado que saiba abordar esse tipo de comportamento, só reforça o quão falho esta sendo nossa educação.

As estatísticas mostram que os maiores números de violência estão dentro das escolas publicas. De acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE, no ano de 2016, houve um aumento de 42% de violência escolar, e este numero só vem engrossando ate os dias presentes.

A necessidade de um especialista no âmbito é escolar é na forma de que possa entender e compreender o comportamento das crianças e adolescentes, procurarem saber o que o frustra tanto a ponto de precisar atingir o outro.

Em outro dado, realizado em 2018, mostra que o assassinato entre jovens de 15 a 29 anos aumentou em 325 mil vitimas em onze anos. Essa teoria só reforça a necessidade de debater este tema fazer as crianças e os jovens entenderem a importância de combater esta violência.

Não somente a violência entre jovens como também de jovens contra professores, outro tipo de violência muito comum no ambiente escolar, todo o dia temos veiculado na mídia casos de professores sendo agredido por estudantes, e mais comum ainda se ver estudantes que por conta da depressão cometem ato extremo.

Através desse quadro apresentado, onde os estudantes só estão protegidos na teoria, é visto que seria de suma importância ter um psicólogo dentro das escolas. No contexto atual existe o encaminhamento para psicólogos quando essa criança demonstra sinal de alguma perturbação, porém, não é em todos os casos que isso acontece, tem crianças que escondem bem essas reações o que dificulta o diagnostico.

O assistente social deve estar presente também nas escolas para observar os estudantes e agir de forma que esse estudante seja ouvido e assistido, no caso encaminhar ate o profissional necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com