TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/10/2016  •  Monografia  •  5.093 Palavras (21 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA[a]

        

RAQUEL ALVES DA COSTA BRITO

        

        

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR

BOA VISTA – RR

2016

RAQUEL ALVES DA COSTA BRITO

        

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: ANTÔNIO SÉRGIO DE GIACOMO

Boa Vista-RR

2016

Sumário

1.INTRODUÇÃO        

1.1APRESENTAÇÃO DO TEMA        

1.2. QUESTÕES NORTEADORAS        

1.3 JUSTIFICATIVA        

1.4 OBJETIVOS        

1.4.1OBJETIVOS GERAL:        

1.4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:        

1.5 METODOLOGIA        

2. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CONVÍVIO COM AS DIFERENÇAS        

2.1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO HISTÓRICA        

2.2 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A INSERÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS        

2.3 PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS        

3.  CONCEITUANDO AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS        

3.1.1- DEFICIÊNCIA AUDITIVA        

3.1.2 DEFICIÊNCIA FISÍCA        

3.1.3- DEFICIÊNCIA VISUAL        

3.1.4- DEFICIÊNCIA MENTAL        

3.1.5- ALTAS HABILIDADE E SUPERDOTAÇÃO        

3.2- ESCOLA INCLUSIVA- O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NO ATENDIMENTO AO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS        

3.3 – O PROFESSOR COMO AGENTE DE INCLUSÃO AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS        

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….18


  1. INTRODUÇÃO

Um aspecto marcou a nossa historicidade na educação brasileira, as crianças que antes eram excluídas da escola regular e colocadas em instituições para deficientes, agora têm o direito garantido por lei (a educação e de frequentar a mesma escola das crianças tidas como ‘’normais’’. Assim, crianças que apresentam diferentes déficits, sejam eles temporários ou crônicos, graves ou leves, devem ser inseridos no ensino regular).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, em 1996, assegurou que a criança deficiente física, sensorial e mental, pode e deve estudar em classes comuns. Dispõe em seu art. 58, que a educação escolar deve situar-se na rede regular de ensino e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado.

O art. 59 contempla a adequada organização do trabalho pedagógico que os sistemas de ensino devem assegurar a fim de atender as necessidades específicas, assim como professores preparados para o atendimento especializado ou para o ensino regular, capacitados para integrar os educandos portadores de necessidades especiais nas classes comuns.

A efetivação da inclusão exige a superação de vários desafios, tais como: estabelecimento de novas formas pedagógicas, capacitação dos professores para saber lidar com diferentes problemáticas, os alunos e a própria crianças deficiente precisa participar ativamente de seu processo de inclusão. Entretanto para zelar pelas crianças que necessitam de atenção especial na educação regular é preciso criar uma rede de apoio que envolva (todos os atores) ou especialistas como: psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista e outros. Dessa forma, a concepção de aprendizagem é tida como um processo que sempre inclui relações entre indivíduos, onde a interação do sujeito com o mundo se dá pela mediação feita por outros sujeitos.

É através da inclusão que a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor independente das diferenças. A escola deve ser capaz de atender seus alunos em suas especialidades e singularidades e isso é válido para todos, não só para os que possuem algum déficit. Afinal, todas as pessoas apresentam diferentes características, se sobressaem em algumas áreas e apresentam dificuldade em outras, e isso precisa ser respeitado e levado em conta na hora da aprendizagem e do convívio social.

 Esta pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o processo de inclusão e aprendizagem de crianças com necessidades especiais nas escolas de Educação Infantil no Município de Boa Vista.[b]

Utilizou-se a pesquisa de natureza descritiva e qualitativa.

A monografia divide-se em 4 capítulos: no capitulo I menciona-se a respeito do tema, a justificativa, os objetivos, questões norteadoras, metodologia e organização do estudo; o capítulo II aborda o convívio com as diferenças, o capítulo III apresenta o conceito das necessidades educativas especiais.

1.1APRESENTAÇÃO DO TEMA

O tema desta monografia é sobre educação especial, especificadamente, a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas de Educação Infantil no Município de Boa Vista-RR.

A educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e fortalecimento da personalidade. Educação inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar.

A opção por esse tipo de educação não significa negar as dificuldades, pelo contrário, com a inclusão as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com