TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais Na Escola Regular

Por:   •  1/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular

Autor        Raquel do Carmo Silva Souto

Universidade Federal do ABC – Polo Vila Cisper

Coleta de Dados

Coleta de Dados

Metodologia de pesquisa

Definir uma metodologia é um meio de investigar a realidade baseado em determinada situação. Segundo Pádua (1996, p. 33) a pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, textos legais, mapas, fotos, etc.

Segundo Yin (2001, p.32): “o estudo de caso é uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, sendo que os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos". Yin (2001)

Portanto, os estudos de caso visam compreensão e interpretação mais profunda dos fatos e fenômenos específicos.

Para a elaboração da pesquisa, a metodologia adotada será revisão da matriz conceitual adotada e coleta de dados através de estudo de caso prático que será realizado em uma escola de ensino fundamental pública na cidade de Guarulhos - SP no mês de Julho de 2022 com alunos com necessidades especiais frequentando o 3° ano do ensino fundamental. Onde serei o pesquisador com intenção de alcançar os objetivos propostos são de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

Após levantamento da bibliografia, vamos para o estudo de caso que será realizado a coleta de dados em uma escola de ensino fundamental pública com alunos com necessidades especiais frequentando o 3° ano do ensino fundamental, onde será analisado o acompanhamento pedagógico pela equipe escolar.

Em uma primeira visita, haverá uma conversa com a direção e professores referente aos alunos como os mesmos se comportam e em relação a seu processo de aprendizagem, quais pontos críticos que podem ser aprimorados.

Nessa primeira visita, também serão analisadas as fichas individuais dos alunos, onde constam o comportamento e progressão de cada um.

Após essa primeira visita, iremos nos inserir em sala de aula para observação do comportamento desses alunos no contexto prático, onde será possível observar se há dificuldades na aprendizagem e problemas de comportamento.

Será observado a queixa por parte da escola e por parte dos professores, considerando essas informações também faremos uma coleta de dados.

Será observado o conhecimento dos demais alunos em relação a deficiência dos colegas.

Será observado se o ambiente escolar é acolhedor e as práticas docentes.

Será observado a socialização / interação grupal dos alunos com e sem deficiência. Analisar se os professores estão preparados para educação inclusiva.

Análise dos Dados

A análise dos dados, segundo Yin (2001), consiste no exame, categorização, classificação ou mesmo na recombinação das evidências conforme proposições iniciais do estudo.

Desenvolver uma descrição de caso. Trata-se de elaborar uma estrutura descritiva do estudo de caso, que permitirá ao pesquisador, por exemplo, identificar tipos de decisões que ajudaram ou não no processo analisado, um maior nível de entendimento das pessoas envolvidas etc.

A metodologia adotada foi a revisão da matriz conceitual adotada e coleta de dados através de estudo de caso prático que foi realizado em uma escola de ensino fundamental pública na cidade de Guarulhos - SP dos dias 04 á 06 do mês de Julho de 2022 com alunos com necessidades especiais frequentando o 3° ano do ensino fundamental. Onde fui o pesquisador com intenção de alcançar os objetivos propostos, analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com