TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais Na Escola Regular

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 7

Revista Inclusão & Sociedade

Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular

Autor      Raquel do Carmo Silva Souto
Universidade Federal do ABC – Polo Vila Cisper

Nota do autor 

Informações de contato Rua Florianópolis 179, Vila Carmela Guarulhos - SP

Declarações e agradecimentos

Em primeiro lugar a Deus, simplesmente nos deu a oportunidade de demonstrar todos nossos conhecimentos e valores nesses anos de aprendizado.

 A todos os professores por seu profissionalismo e dedicação ao passar os seus conhecimentos aos alunos.

Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular

Autor      Raquel do Carmo Silva Souto
Universidade Federal do ABC – Polo Vila Cisper

Nota do autor 

Informações de contato Rua Florianópolis 179, Vila Carmela Guarulhos - SP

Declarações e agradecimentos

Em primeiro lugar a Deus, simplesmente nos deu a oportunidade de demonstrar todos nossos conhecimentos e valores nesses anos de aprendizado.

 A todos os professores por seu profissionalismo e dedicação ao passar os seus conhecimentos aos alunos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        8

1.1 OBJETIVOS        9

1.1.1OBJETIVOS ESPECÍFICOS        9

1.1.2 OBJETIVO GERAL        9

1.2 JUSTIFICATIVA        9

1.3 PROBLEMA        9

2 CONCEITOS DO PROJETO DE PESQUISA        11

REFERÊNCIAS         13


Resumo

O objeto desse estudo é de averiguar o grau de importância  em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Isso se deve a diversos motivos como o fato de sua educação estar historicamente sob a responsabilidade da educação especial desenvolvida em espaços inclusivos como classes e escolas especiais; aos professores da escola comum sentirem despreparados para ensinar esse grupo de crianças.

Palavras-chave: Inclusão, Escola Regular, Espaços inclusivos

INTRODUÇÃO

        Papel do professor nesse processo assume essencial importância, já que sua ação mediadora é fundamental na promoção de culturas e práticas inclusivas no contexto escolar.

        Incursão histórica referente à relação da sociedade com as pessoas com deficiência desde a Antiguidade até os dias atuais tem como intenção de refletir sobre concepções de sociedade, homem e educação, buscando tornar clara a relação entre atitudes e práticas vigentes e sua origem nas primeiras percepções da sociedade a respeito de pessoas com deficiência na tentativa de entender os reais limites e possibilidades da atuação docente, levando em conta as possibilidades de inclusão escolar desse grupo de sujeitos na atualidade. (FERNANDES, 2013, p.28) A delimitação do tema analisa os fundamentos da educação especial em toda a sua dogmática.

1.OBJETIVOS

1..1.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  1. Analisar  a organização curricular no caráter inclusivo

1.1.2 OBJETIVO GERAL

  1. Analisar a formação do professor no principio  inclusivo.

1.2 JUSTIFICATIVA

É que um tema muito debatido entre os estudiosos como o caso da educação especial englobando a inclusão e integração escolar, da parceria com as famílias juntamente com a escola.

1.3 PROBLEMA

        

        Já na contemporaneidade, a denominada sociedade inclusiva desestabiliza concepções e estruturas sociais cristalizadas e denuncia atitudes de preconceito e marginalização a grupos minoritários como é o caso de pessoas com deficiência. (FERNANDES, 2013, p.26) a educação são indagadas teorias e práticas que tem como enfoque o aluno ideal, chamando à responsabilidade os profissionais compromissados com a educação de qualidade para todos independente da natureza de suas diferenças individuais. (FERNANDES, 2013, p.26)

        No ideário da ciência positivista, pessoas com deficiência encontram respaldo nos estudos da psicologia, inclusive em sua vertente comportamental, onde a crença que as condições físicas e sociais do ambiente são essenciais na determinação do comportamento humano supera enfoque da imutabilidade da situação de deficiência até então vigente. (NYE, 2005)

         Essa tese favoreceu a desmitificação do determinismo biológico que regia os programas pedagógicos direcionados ao atendimento especializado. Ainda que a ação das escolas especiais estivesse fortemente marcado pela reabilitação orgânico-funcional dos sujeitos, enfocando sua deficiência, os resultados obtidos em programas sob a orientação behaviorista criaram um clima de otimismo em relação à possibilidade de que alunos com deficiências físicas e intelectuais mais leves pudessem ser atendidos em escolas comuns. (FERNANDES, 2013, p.66)

        No campo da organização social na década de 1960 inicia-se amplo movimento contextualizado nos países nórdicos como Dinamarca, Islândia e Suécia formado por pais, amigos e familiares de pessoas com deficiência que se estende aos Estados Unidos e se espalha rapidamente pelo mundo, reivindicando o direito de matrícula dos alunos especiais em escolas regulares para estudar com as demais crianças e jovens.

        Lutas sociais que tensionam as bases da educação especial institucionalizada tem como produto o processo de integração, terminologia adotada na literatura para caracterizar movimentos iniciais de defesa de direitos de pessoas com deficiência na ocupação de diferentes espaços na vida social como a educação, a saúde, o lazer, os esportes. (FERNANDES, 2013, p.66)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com