TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Civil

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ALUNO/A E RU: VITÓRIA DE MORAES DE SOUZA 2391035

RELATÓRIO DE PESQUISA

Portfólio

NOVO HAMBURGO - RS

Vitória de Moraes de Souza,

RU: 2391035

TÍTULO: O PODER DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE CIVIL

Relatório de pesquisa, apresentado para fins de avaliação de Portfólio do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

Polo: Novo Hamburgo

Tutora do Polo: Patrícia Azeredo

Novo Hamburgo

2018

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa teórica realizada sobre as organizações da sociedade civil e também em relação a pesquisa de campo afim de conhecer a Organização Juntos pela vida que é uma ONG de Novo Hamburgo que presta atendimento médico de qualidade aos pacientes que aguardam na fila do SUS. A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos e a pesquisa de campo a instituição Juntos pela vida.

2  DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DE SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Há muito tempo, nós seres humanos possuímos uma capacidade de nos organizar e impor nossa opinião a respeito de decisões que afetam nossa vida em sociedade, nossa capacidade organizativa é instintiva, conseguimos observar formas de organização desde a antiguidade.

No Brasil, foi após o fim do período de Regime Militar que a Sociedade Civil começa a ter voz, não há como falar em Sociedade Civil Organizada e não mencionar a democracia, pois só pode haver organização em governos democráticos.

                       Norberto Bobbio enfatiza que democracia é “[...], um regime no qual todos os cidadãos adultos têm direitos políticos [...]” (BOBBIO, 2000, p. 57), ou seja, a sociedade pode exercer livremente sua cidadania na discussão, decisão e implementação de políticas públicas.

3        A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

           É na fase dita revolucionária que o sujeito toma consciência de seu papel histórico e de seu lugar na sociedade e passa a agir politicamente, ele vai se organizar, principalmente, por dois fatores determinantes: A impossibilidade de resolver maiores demandas sociais através de organizações governamentais e/ou privadas; e pela atual situação de insegurança que a sociedade tem nos sistemas de representações políticas.

          Assim sendo, podemos citar como exemplo de organização civil, os Movimentos Sociais, ONGs, Fundações e Associações. São essas organizações então, a voz da sociedade, a contribuição do cidadão para o planejamento político estratégico do Estado, tendo como resultado sua intervenção no Poder Legislativo, com discussões e contribuições para implementações e modificações de leis. Também é resultado das organizações a conscientização dos problemas sociais, trazendo à tona situações de injustiças e violações de Direitos, participação direta nos sistemas políticos combatendo assim a exclusão social, pluralização dos discursos e estabelecimento de diálogos construtivos.

4. PESQUISA DE CAMPO        

ONG JUNTOS PELA VIDA

          A ONG JUNTOS PELA VIDA é uma entidade sem fins lucrativos que atua com o objetivo de auxiliar os pacientes que aguardam por atendimento médico especializado, pelo Sistema Único de Saúde, na região do Vale do Sinos. A ONG nasceu no fim de 2016 por iniciativa do cirurgião geral e oncológico Dr. Carlos Antonello, que convidou um grupo composto pela comunidade para dar início ao trabalho.

          A ONG atua na região do Vale do Sinos, auxiliando nas demandas reprimidas do Sistema Único de Saúde. De acordo com Dr. Antonello, a entidade vive de promoções e doações e vem auxiliando com apoio médico especializado de acordo com as necessidades sinalizadas. “Em setembro do ano passado atendemos, em Novo Hamburgo, 214 pacientes com problemas de pele, que foram encaminhados pela secretaria de saúde. Em janeiro deste ano atendemos, em Ivoti, 41 pacientes que precisavam de atendimento com otorrinolaringologista. Alguns pacientes aguardavam na fila desde 2011″.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com