TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 8

PERGUNTA 1

  1. Com o intento de construir uma representação mundial, fundou-se a International Federation of Social Work (Federação Internacional dos Assistentes Sociais, em tradução livre) – IFSW, uma organização não governamental mundial que tenta elevar o desenvolvimento e a justiça social por meio da promoção do Serviço Social. Para a European Association of Schools of Social Work – EASSW (Associação Europeia de Escolas de Serviço Social, em tradução livre), o Serviço Social pode ser definido da seguinte forma: 

Assinale a alternativa correta:

ó

a.

O Serviço Social é uma profissão de intervenção e uma disciplina acadêmica que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empoderamento e a promoção da pessoa.

[pic 1]

b.

Sustentado nas teorias do serviço social, nas ciências sociais, nas humanidades, o serviço social relaciona as pessoas com as estruturas sociais para responder aos desafios da vida e à melhoria do bem-estar social.  Ainda falta integrar o conhecimento indígena. 

[pic 2]

c.

O Serviço Social é uma profissão de intervenção, porém não é considerada uma disciplina acadêmica pois promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empoderamento e a promoção da pessoa.

[pic 3]

d.

Os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade não são centrais ao Serviço Social. São centrais da Psicologia. 

[pic 4]

e.

O Serviço Social é uma profissão de intervenção e uma disciplina acadêmica que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social mas não se aplica o empoderamento e a promoção da pessoa.

0,25 pontos   

PERGUNTA 2

  1. Assinale as alternativas que correspondem ao surgimento e prática do Serviço Social na América Latina:

I - A mudança social na América Latina surge na virada do século XIX, com a ascensão de novas classes sociais, oriundas das relações de trabalho a partir da invalidação do escravismo, e que, a posteriori, levou à industrialização desses países, o que proporcionou a entrada do socialismo.   

II - As primeiras movimentações sobre o debate da questão social surgiram no Chile e no Brasil, ainda na primeira metade do século XX. 

III -   No caso do Chile e Brasil, assim como um reflexo europeu, esse debate vinha ligado à saúde, em um aspecto de auxílio hospitalar aos mais necessitados.

IV -  Foi possível denotar um atraso considerável desses países, castigados por uma dependência econômica e social dos Estados Unidos, que praticamente cortavam as possibilidades de inovação e especificação aos moldes locais.

[pic 5]

a.

I,II,III,IV

[pic 6]

b.

II, III, IV

[pic 7]

c.

II e IV

[pic 8]

d.

I, III e IV

[pic 9]

e.

III,IV

0,25 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Assinale as alternativas que correspondem ao surgimento do Serviço Social nos Estados Unidos:

I -  Se a Europa é tida como o berço do Serviço Social, foi nos Estados Unidos que essa área de atuação se consolidou e se ampliou, e veio a se tornar, mais tarde, referência mundial. Mary Richmond, em 1897, se consolidou como a mediadora dessa relação que os Estados Unidos teriam com o Serviço Social. 

II - A influência europeia, sobretudo inglesa, é de extrema importância.

III -  A abordagem norte-americana foi um pouco além da europeia e integrou o caráter psicológico dos cidadãos, com o objetivo de encontrar instrumentos para um possível controle de conflitos e de reajustes, e não apenas de remediador.

IV - A abordagem norte-americana foi uma cópia da europeia. 

[pic 10]

a.

II, III, IV

[pic 11]

b.

I,II,III,IV

[pic 12]

c.

III e IV

[pic 13]

d.

I e IV

[pic 14]

e.

I,II,III

0,25 pontos   

PERGUNTA 4

  1. De acordo com o conteúdo referencial, alguns aspectos da origem das questões sociais foram provenientes do sistema capitalista – que concederam à burguesia o papel de “salvadora” dos pobres e, por isso, detentora de poder. 
    Quais das alternativas abaixo relatam corretamente a burguesia com o surgimento do Serviço Social? 

    I - O cenário de uma burguesia já hegemônica do ponto de vista econômico, mas não consolidada como classe politicamente dominante, propicia o anti-estatismo radical presente no pensamento de um Adam Smith e sua ode ao mercado como mecanismo natural de regulação das relações sociais, cinicamente recuperados pelos neoliberais de hoje, num contexto muito diferente.

II - Pois foi a partir de interesses individuais em conjunto com a manutenção de poder de uma classe social, que buscava, além do lucro, a alienação do proletariado, que se enraizou e foi fundamentada essa ideia de prestação de serviços sociais, de benesses.

III - Havia um componente utópico na visão social de mundo do liberalismo, adequado ao papel revolucionário da burguesia tão bem explorado por Marx em seu Manifesto do Partido Comunista. 

IV - é possível observar desde momentos de velado marasmo na atividade e prática do Serviço Social a momentos de extrema intensidade e relevância, o que caracteriza ainda mais essa correlação com o período das revoluções e do surgimento do capitalismo e sua influência na prática do Serviço Social observada naquelas sociedades. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com