TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção do Assistente Social

Por:   •  6/8/2016  •  Ensaio  •  4.913 Palavras (20 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 20

PERCEPÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL QUANTO AOS LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL DE

CRIANÇAS ACOLHIDAS EM UM LAR DE FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA

RESUMO

Palavras-chave: Serviço social. Lar. Acolhimento. Vulnerabilidade. Ensino-aprendizagem.


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ..............................................................................................................

2

A INFÂNCIA NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO A SEIS ANOS DE IDADE ......

2.1

A CRIANÇA E O DIREITO DE SER, PENSAR, SENTIR E SONHAR .......................

2.2

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ........................................................................................................................

3

O SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO E O PROCESSO EDUCACIONAL .....................................................................................

3.1

ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL .................................................................

3.2

CARACTERÍSTICAS DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COM CRIANÇAS PEQUENAS .....................................................................................................................

4

ANÁLISE DE CONTEÚDO ..........................................................................................

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES ............................................................

REFERÊNCIAS .............................................................................................................

ANEXOS .........................................................................................................................

ANEXO A - Roteiro de entrevista ....................................................................................


1  INTRODUÇÃO

TEMA e DELIMITAÇÃO DO TEMA:

As hipóteses que sustentaram este estudo são: é fundamental a aproximação teórica e prática do assistente social no campo educacional, pois permite este profissional conhecer e estudar os problemas socioeducativos das crianças acolhidas num lar, e, a percepção do assistente social sobre a importância da educação infantil amplia sobremaneira as possibilidades de intervenção junto às crianças acolhidas num lar.

Diante destas afirmativas, a questão que norteou este estudo foi assim definida: O que e como os assistentes sociais pensam sobre a educação infantil?

Para responder estas questões, o objetivo geral foi analisar a percepção do assistente social, do psicólogo e do educador do lar sobre o processo de educação infantil uma vez que as crianças acolhidas já estão inseridas no sistema educacional de Florianópolis, Santa Catarina. E, com o intuito de atendê-lo, os objetivos específicos ficaram assim definidos: identificar os aspectos afetivos que influenciam no processo de ensino-aprendizagem das crianças acolhidas no lar; descrever o processo de intervenção do assistente social na área de educação infantil, junto às crianças acolhidas num lar; apontar os limites e as possibilidades da intervenção do assistente social junto às crianças acolhidas num lar no processo educacional.

Diante do exposto, este estudo se justifica haja vista acreditar-se na necessidade da intervenção do assistente social no processo de ensino-aprendizagem junto às crianças acolhidas num lar em Florianópolis, Santa Catarina, devido às dificuldades no processo de adaptação na escolar e aos aspectos emocionais gerados pela problemática do abandono e/ou retirada de forma judicial do seio familiar.

Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela forma de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, com uma abordagem qualitativa, realizando na análise de conteúdo uma inter-relação entre teoria e prática. Para a coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista junto aos profissionais de um lar em Florianópolis, Santa Catarina, sendo a população do estudo composta de 03 Assistentes Sociais, 01 Psicólogo e 01 Pedagogo. O recorte temporal do estudo está entre os anos de 2013 e o segundo semestre de 2015.


Diante disto, o trabalho foi estruturado conforme segue abaixo.

O capítulo 1 - Introdução - apresenta o tema e sua delimitação, as hipóteses, as questões de pesquisa que nortearam o estudo, os objetivos geral e específicos, a justificativa, a metodologia adotada e esta estrutura.

O capítulo 2 - Revisão da Literatura - aborda a infância na faixa etária de 4-6 anos de idade, com foco no direito de ser, pensar, sentir e sonhar da criança, como também a importância da educação infantil no desenvolvimento da criança.

O capítulo 3 aborda o serviço social em instituições de acolhimento e o processo educacional, as atribuições do assistente social e as características do acolhimento institucional com crianças pequenas.

O capítulo 4 traz uma Análise de Conteúdo inter-relacionando teoria e prática.

O capítulo 5 apresenta as Considerações Finais e Sugestões para trabalhos futuros, apresentando o entendimento da autora deste estudo.


2  A INFÂNCIA NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO A SEIS ANOS DE IDADE

Este capítulo aborda a infância com foco no direito de ser, pensar, sentir e sonhar, com base no entendimento de Dallari (1986), como também, a importância da educação infantil no desenvolvimento da criança nesta faixa-etária, conforme a posição de Kramer (1994) e Vygotsky (1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (228.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com