TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação especial da atendimento especializado a pessoas com necessidades especiais

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Tamires de Souza Alves

RA

3709638667

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

        Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da professora tutora Ana Maria Murari Beraldi.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3 , 4 e 5 da disciplina.

        Integração escolar é o processo de adequação do aluno, a estrutura física, administrativa, curricular, pedagógica e politica da escola, em outras palavras o aluno teria que se adaptarem à escola, todos os sentidos, independente de sua condição física, psicológica e mental.

        Na inclusão o aluno e a instituição precisa se adaptar as necessidade dos alunos, o resultado depende do aluno da escola e da família, e muitas vezes esses alunos não participam da escola por falta de interesse de seus familiares achando que não é necessário que a criança não vai se desenvolver. Na escola não temos salas separadas para os alunos com deficiência, pois esses alunos estão em contatos constante com as outras crianças a escola cria oportunidade e condições a todos sem distinção do grau e tipo de deficiência.

        Precisamos de mais investimento nessa área, pois existem muitas dificuldades dos educadores por mais capacitados que estejam, sem contar que o ambiente precisa estar bem equipado com rampas de fácil acesso para os cadeirantes, auxiliares, interpretes de libras entre outros para que ajam os suportes necessários.

        A educação especial da atendimento especializado a pessoas com necessidades especiais apoiando assim a formação e tem como objetivo alterar modelos de ensino e eliminar qualquer tipo de discriminação.

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

        Todos sabem da inclusão escolar, sendo um tema que gera muitas dúvidas nos educadores de como desenvolver os trabalhos com o público alvo.

        O número de alunos com necessidades especiais tem crescido, o problema é que o Brasil não está preparado para atendê-los com formação de qualidade e respeitando essa diversidade, está comprovado nas pesquisas que os alunos que frequenta escolas regularmente se desenvolvem com mais facilidade, sem contar que a inclusão é benéfica pois transforma uma sociedade no sentido de sensibilizar e valorizar as diferenças.

        A educação especial durante muito tempo era feita de forma paralela onde não havia interação com o ensino regular, se faz necessário alterar antigos pensamentos, precisamos criar uma sociedade inclusiva onde todos façam e sejam respeitados os seus direitos.

  1. Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

A escola precisa ter novas experiências incluir e integrar todos sem exceção, isso não significa que ela sabe tudo, mas que está disposta a servir como ponte na integração de toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com