TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DA PESSOA SURDA

Por:   •  28/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DA PESSOA SURDA[pic 1]

AVALIAÇÃO

NOME: NELMA

[pic 2]

(Completo, legível e sem abreviaturas)

CPF:

[pic 3]

E-mail:

[pic 4]

Sua Matrícula foi feita pelo Site? (        ) Sim        (  ) Não

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O Curso é oferecido em 2 (duas) versões: on-line e por correspondência.

Independentemente da forma que você escolher, haverá um tutor à sua disposição:

  • – por e-mail: tutoria04@escolaaberta.com.br;

2 – por telefone: (61) 3218-8334;

3 – por correspondência;

4 – presencial, no endereço do final da página.

O tutor tem prazo de 2 (dois) dias úteis para responder a e-mails e fóruns e, até 15 (quinze) dias, para corrigir a avaliação.

A avaliação poderá ser enviada via e-mail ou pelo Correio. Depois de corrigida e aprovada a avaliação, o certificado será emitido no prazo médio de 15 (quinze) dias úteis. Os alunos que não atingirem a média exigida serão informados por correspondência ou e-mail e terão todo apoio da tutoria para refazerem suas avaliações.

Incentivamos o estudo em grupo, mas a avaliação é individual e distinta. Provas com respostas idênticas e plagiadas serão anuladas e será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 para cada aluno refazê-la.

O período para conclusão do Curso é de 6 (seis) meses, a contar da data da matrícula. Após esse prazo, o Curso só poderá ser retomado mediante pagamento da taxa de renovação, no valor de R$ 25,00. O Curso será cancelado se o prazo total ultrapassar 1 (um) ano após a data inicial da matrícula.

Nesse caso, entrar em contato com a Secretaria para outras providências, pelo telefone (61) 3218-8347 ou pelo e-mail secretaria@escolaaberta.com.br.

Obs.: Sempre que ocorrer mudança de nome (casado/solteiro) ou endereço, por favor, comunique à Secretaria, evitando que seu certificado saia com erros e que as correspondências sejam devolvidas.

L2 Sul – SGAS 603 Conj. C – Brasília - DF – CEP 70200-630

www.escolaaberta.com.br – (61) 3218-8300

AVALIAÇÃO

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DA PESSOA SURDA

Sintetizando e Enriquecendo

  1. Após ler o texto Deficiência, de Mario Quintana, expresse seus sentimentos sobre os conceitos abordados.

O texto apresenta comparações entre deficiências físicas e deficiências éticas, comparando coisas carnais com coisas referentes ao caráter do indivíduo.

Pensar a deficiência é também introduzir novas reflexões, especialmente no que diz respeito à participação plena na vida comunitária, assim como, ao direito de ser diferente e a viver uma vida digna. Devemos estar alertas, porque as deficiências éticas e comportamentais são mais destruidoras dos que as deficiências físicas, haja vista que essas são, na maioria das vezes, imperceptíveis a olho nu.

 

Para Refletir

  1. Antes de iniciar a leitura deste texto, reflita sobre as seguintes proposições:

  • O que você entende por surdez?

O termo surdez abrange um dano parcial ou total na capacidade de ouvir. Mais, podemos dizer que surda é aquela pessoa no qual a audição não funciona e muitas das vezes, isso ocorre desde a nascença, isto é, a pessoa não consegue ouvir nenhum som, pode ser congênita ou causada por algum tipo de doença. Mais se existe alguma capacidade de ouvir, ainda que deficiente, chamamos de deficiência auditiva, sendo que essa deficiência é adquirida.

  • O significado dos conceitos surdo e parcialmente surdo é o mesmo?

Sim, pois, trata-se de uma diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, e é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Justifique sua resposta.

  • Existe necessidade de uma prática pedagógica diferenciada para o aluno surdo?

  • Todos os surdos apresentam as mesmas dificuldades?

A efetivação de um currículo adaptado, aliada a uma prática pedagógica flexível a arranjos e adaptações, não se configura em condição única para favorecer o bom aproveitamento e ajustamento sócio educacional do surdo na escola comum. Desse modo, há a necessidade de uma prática pedagógica para esse aluno. É necessário que o professor formule individualmente as adequações e busque as estratégias imprescindíveis para o atingimento de seus objetivos com o aluno surdo, também, é necessário averiguar diariamente o sucesso alcançado por suas estratégias, e desse modo, garantir a uma prática pedagógica eficaz. Ressalta-se que todos os surdos não apresentam as mesmas dificuldades, cada um apresenta facilidades ou dificuldades em áreas diversas.

Para Refletir

  1. Deficiência auditiva é a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons.

Comente essa afirmação.

É importante observar que existem vários tipos de deficiência auditiva, em geral classificadas de acordo com o grau de perda da audição. Esta perda é avaliada pela intensidade do som, medida em decibéis (dB), em cada um dos ouvidos

Sintetizando e Enriquecendo

  1. Antes de continuarmos conversando sobre a deficiência auditiva, vamos parar para refletir: Veja se compreendeu o que significa surdez, qual a importância da audição, respondendo às questões a seguir:

– Quais as classificações de surdez?

– Qual a importância da audição?

Surdez é a perda auditiva, que pode ser genética ou adquirida.  A surdez pode ser classificada como: deficiência de transmissão, quando o problema se localiza no ouvido externo ou médio; mista, quando o problem a se localiza no ouvido médio e interno e; sensorioneural (neurossensorial), quando se origina no ouvido interno e no nervo auditivo, é o tipo de surdez, em geral, irreversível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (507.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com