TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática do Assistente Social

Por:   •  25/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.915 Palavras (24 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 24

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL: HISTÓRICO, INSTRUMENTALIDADE E A VISITA DOMICILIAR

 

THE PRACTICE OF THE SOCIAL WORKER: HISTORY, INSTRUMENTALITY AND

HOME VISIT

 

Adson Benedito Batista da Silva Filho*

Beatriz Gomes Rabelo*

Bruna Larissa Jennings Carneiro Silva*

 Suane Melo Bentes Vieira* Valdeci Pereira de Lima*

 

RESUMO

 

Este estudo tem como finalidade expor um dos instrumentos do Serviço Social, que é a visita domiciliar. Primeiramente será feito um breve histórico do Serviço Social, destacando os pontos principais. Além disso vamos refletir acerca da finalidade da instrumentalidade do Serviço Social, bem como seu histórico, onde serão expostos os seus significados e de que forma é utilizado no cotidiano do profissional, pois isto é muito importante para formação acadêmica. Conhecer os objetos de estudo do Assistente Social no seu cotidiano é vital para a construção de um profissional atuante e eficaz. A visita domiciliar é o ato de ir ao local da residência do usuário, tendo por objetivo apreender aspectos do cotidiano que facilmente podem escapar dos procedimentos realizados na instituição.

 

Palavras-Chave: instrumentalidade; Serviço Social; visita domiciliar.​         

 

ABSTRACT

 

This study aims to expose one of the instruments of Social Service, which is the home visit. First, a brief history of Social Service will be made, highlighting the main points. In addition we will reflect on the purpose of the instrumentality of Social Service, as well as its history, where its meanings will be exposed and how it is used in the daily life of the professional, because this is very important for academic training. Knowing the objects of study of the Social Worker in his daily life is vital for the construction of an active and effective professional. The home visit is the act of

* Acadêmicos da disciplina Competência Técnico Operativo II do 4º semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil

going to the user's place of residence, with the objective of apprehending aspects of daily life that can easily escape the procedures performed in the institution.

 

Keywords: instrumentality; Social Service; home visit.

 

INTRODUÇÃO

 

A profissão do Serviço Social buscou sua legitimação ao decorrer do tempo, evoluindo de práticas assistencialistas para tornar-se uma profissão regulamentada. Em sua trajetória vários autores discutiram sobre a instrumentalidade, sendo uma propriedade sócio-histórica da profissão, possibilitando o atendimento das demandas e o alcance de objetivos constituindo-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.

A instrumentalidade é a capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretizam objetivos, levando ao profissional objetivar sua intencionalidade em respostas profissionais. Portanto, a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho. E no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico. 

Dentre os instrumentos existentes iremos destacar a visita domiciliar, caracterizada pela ida a moradia do usuário, para colher dados que não são possíveis de serem coletados dentro da instituição, para tal iremos descrever suas definições, histórico, além de suas principais características.

O primeiro capítulo traz um breve histórico sobre o caminho percorrido pelo Serviço Social, sua evolução ao longo do tempo. Em seguida o segundo aborda sobre a contribuição da reconceituação do Serviço Social para instrumentalidade, sua história e conceitos. Já no terceiro temos os instrumentais existentes que podem ser utilizados na profissão. Ao final no quarto é destacado sobre o instrumental escolhido como objeto desse estudo, a visita domiciliar, apresentando suas definições, execução, características, entre outros.

 

1. BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL

 

1.1 O Serviço Social no Mundo

 

Oliveira e Chaves (2017) descrevem que o Serviço Social desde o princípio até os primeiros anos da institucionalização profissional, sempre houve grande influência da Igreja Católica. E após as revoluções européias do século XVIII, que resultou na consolidação do capitalismo, que trouxe inúmeras consequências para a sociedade, sob tal perspectiva os primeiros indícios da profissão a nível mundial foi em forma de ajuda aos necessitados, que foram prejudicados por esse processo.

No mundo a profissão institucionalizada de Serviço Social surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando a questão social passa a ganhar um maior destaque, “bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de movimentos especialmente europeus de ação social, cuja finalidade era a difusão de ideias políticas” (OLIVEIRA E CHAVES, 2017, p.4)

Lameiras (2010) destaca que o surgimento do Serviço Social a nível mundial se deu entre os anos de 1760 a 1860, com a Revolução Industrial, consolidando o capitalismo, trazendo consigo um grande processo de transformação na sociedade, vindo a sair da produção artesanal para a produção industrial, nascendo assim as duas classes sociais: operários e proprietários.

        Começando         assim         o         período         de         grande         exploração         dos

operários/trabalhadores, surgindo assim a questão social, a qual segundo Iamamoto (1999), deve ser compreendida como o conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade capitalista madura, que nada mais é do que o resultado das desigualdades e exploração nas classes sociais. Quando então os trabalhadores começaram a dar indícios de revoltas e greves a favor de uma vida e trabalho melhor, se houve a necessidade da criação e implantação do Serviço Social na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com